Especialidades > Métodos Contraceptivos

Qual o momento certo de parar de usar a camisinha com o seu parceiro(a)?

Por Redação Doutíssima 13/08/2013

1 camisinha

A camisinha é o preservativo sexual mais usado. Além de ser um método anticoncepcional evitando a gravidez indesejada, a camisinha tem como sua principal função proteger contra todo tipo de doença sexualmente transmissível (Aids, sífilis, HPV, etc). Muitas vezes um casal que já está junto por um longo tempo quer parar de usar o preservativo por diversas razões. Seja porque os gastos são altos, seja porque incomoda na relação sexual, é normal que isso passe pela cabeça.

 

Quando tomar a decisão?

 

Geralmente, o casal tem grande intimidade e confiança, e já está há muito tempo junto quando decide parar de usar a camisinha em suas relações. É importante que a decisão seja dos dois, que vocês tenham uma conversa sincera e aberta pois este é um ato de responsabilidade que os dois devem assumir caso hajam consequências e isso influencia na vida dos dois. Desde o princípio também deve-se igualmente buscar auxílio médico.

Você deve pensar que sem a camisinha, vocês precisarão continuar usando métodos contraceptivos para que vocês não gerem um filho. Na conversa que vocês terão é preciso decidir quem fará o que e a responsabilidade que vocês terão em manter esse compromisso. A menina pode tomar anticoncepcionais, o rapaz usar espermicida, enfim, consultem igualmente um médico para que ele possa indicá-los os métodos a serem seguidos.

Lembre-se também que a proteção contra as DSTs é a camisinha, sem ela vocês estarão totalmente expostos a qualquer doença sexualmente transmissível. É necessária total confiança no parceiro, mas sobretudo, vocês devem fazer exames de sangue, para detectar doenças como a Aids. Uma visita ao médico deve ser marcada em conjunto, explicando o desejo de vocês para que ele possa averiguar a saúde geral de cada um.

Toda dúvida que vocês tenham deve ser checada com o médico. Lembre-se que a camisinha é uma segurança para toda a vida. Mesmo com toda a precaução que você possa tomar e toda a confiança que você tenha no seu parceiro(a), a responsabilidade e o risco é pessoal ao decidir deixar de usar camisinha.

 

Fonte: Atrevida.