Especialidades

Saiba identificar os sintomas de alergia ao sol

Por Redação Doutíssima 18/02/2014

sintomas de alergia ao sol

 

Como identificar os sintomas de alergia ao sol?

 

Normalmente caracterizada por pequenas manchas vermelhas que aparecem na pele após exposição à luz solar, a alergia ao sol é uma reação imunológica que pode causar certo desconforto àqueles que a possuem, sobretudo quando atinge níveis alérgicos avançados.

Sendo o sol um elemento cotidiano e fonte de vitaminas cruciais para a boa saúde humana, como podemos reconhecer os sintomas da alergia ao sol? Primeiramente, as já citadas manchas avermelhadas costumam aparecer na região do chamado “V” do pescoço, assim como na parte externa das mãos e braços.

sintomas de alergia ao sol

As causas para esta alergia ainda são obscuras para os profissionais da saúde, mas sabe-se que o sistema imunológico daqueles que a possuem reconhece certos elementos da luz solar como “estranhos”, vendo-os como ameaças, o que explica a reação alérgica.

Em resumo, os principais sintomas da alergia ao sol são:

1)      Pequenas manchas vermelhas que surgem após exposição de duas horas ao sol.

2)      Arrepios, dor de cabeça, náusea e mal-estar generalizado.

3)      Em casos mais agudos, as manchas vermelhas podem inchar e produzir pus, deixando as áreas afetadas ainda mais sensíveis ao toque das roupas.

4)      Urticaria solar: erupção cutânea e pruriginosa, semelhantes às produzidas pelo contato com a urtiga.

Caso ainda esteja em dúvida se os sintomas da alergia ao sol estão afetando sua pele, procure observar a reação do seu corpo diante de seus produtos de beleza cotidianos, sobretudo cremes. É também interessante consultar um profissional de saúde especializado na área, que poderá indicar o melhor tratamento ou testes alérgicos que poderão responder com precisão sobre sua(s) alergia(s).

sintomas de alergia ao sol

Ninguém quer ter o sol como inimigo, ainda mais em estações do ano como Primavera e Verão. Como podemos, então, prevenir ou mesmo diminuir os efeitos dessa inconveniente alergia? Antes de sair de casa, passe filtro solar com o fator mais adequado para sua pele. Utilize também um protetor solar para os lábios, usualmente específicos para esta área. Se possível, limite seu tempo de exposição solar, e lembre-se de que se for extremamente necessário, evite se expor ao sol de 10h da manhã às 15h da tarde.

Além disso, o tratamento pode ser feito de várias formas: aplicação de compressas úmidas nas partes afetadas, assim como sprays de água sobre as manchas e urticarias. Pomadas à base de cortisona são bem-vindas se utilizadas com moderação.

Isto dito, como devemos, então, chamar um profissional da saúde para diagnosticar as possíveis reações alérgicas ao sol? Em primeiro lugar, deve-se acioná-lo caso as manchas avermelhadas não sumam com o tempo. Manchas que cobrem outras partes do corpo que não àquelas cobertas por roupa.

sintomas de alergia ao sol

 

Saiba mais:

Como tomar sol no verão sem estragar a pele

Alergia na pele: sintomas causas e tratamento

Mito ou verdade: ter animais domésticos diminui risco de alergia

Tratamento: como remover manchas da pele

12 Dicas para manter a pele hidratada no verão

Remédios caseiros para queimaduras solares

Como saber se você tem alergia?