Guia dos Dentes

O que fazer com o sangramento após ter arrancado o dente

Por Redação Doutíssima 15/08/2013

sang-2

Acontece com muitos pacientes o sangramento no local do dente que foi extraído. Isso faz com que os pacientes fiquem preocupados ou mesmo nervosos e tenham que regressar ao dentista para tentar resolver, com medo que não pare de sangrar.

Quando arrancamos o dente, abrimos a comunicação com os nervos que ficam na raiz do dente e que ligam o dente ao sistema sanguíneo do organismo; isso que faz com que o dente fique sempre nutrido e “vivo”.

san-1

Quando cortamos essa inervação, deixamos o caminho aberto para o sangue correr para a parte “interna” da boca, para que isso não aconteça, o dentista pode lançar mão de uma série de procedimentos como:

– Fazer o paciente morder uma gaze estéril por um curto período de tempo antes de suturar.

– Existe uma variedade de tipos de suturas para os mais variados casos.

– Pode ser utilizada a esponja de fibrina que nada mais é do que um sistema de coagulação artificial que agiliza e potencializa o processo de coagulação, parando o sangramento mais rápido e definitivamente.

– Outros procedimentos locais podem ser tomados, não esquecendo que o próprio anestésico já faz uma vasoconstrição local, comprimindo o calibre dos microvasos e diminui o potencial de sangramento.

sang-5

Então qual o motivo de sangrar tanto o local?

Na verdade não é padrão esse sangramento abundante, na maioria dos casos, o paciente já sai sem sangramento algum da clínica e só precisa voltar com 7 dias para remover os pontos.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Porém, existem alguns problemas que podem acontecer:

– Você precisa entender que por mais simples e rápida, a exodontia é uma cirurgia e exige uma série de cuidados antes e após ter arrancado o dente. Se você não seguir o que seu dentista lhe pede em relação à alimentação e cuidados, pode ser que aconteça algo como o sangramento abundante.

– Fique pelo menos o primeiro dia sem fazer esforço físico. Não levante nem abaixe a cabeça muito rapidamente.

– Nunca faça bochecho com nada após a cirurgia. Isso vai prejudicar a cicatrização e fazer sangrar.

– Alimentação líquida e pastosa é aconselhada pelo menos no primeiro dia. Assim como abusar das coisas geladas e evitar os alimentos e bebidas quentes.

– Não ficar passando a língua no local e muito menos o dedo.

– Existem diversas doenças e medicamentos que prejudicam a coagulação e deixam o sangue mais ralo (líquido), você precisa avisar seu dentista durante a anamnese e o pré-operatório.

sang-3

Atualmente as cirurgias são bem mais confortáveis para o paciente e muito mais rápidas. Fale tudo com seu dentista, siga as recomendações e faça os exames necessários. Evite problemas.