Guia dos Dentes

Frente a frente com o jateamento com bicarbonato de sódio

Por Redação Doutíssima 22/08/2013

bi-3

Um assunto que vamos falar ainda hoje é sobre a limpeza ou profilaxia odontológica. Esse procedimento é muito importante para a saúde bucal do paciente e para a prevenção de possíveis problemas bucais. A profilaxia profissional pode ser realizada por meio do uso de diferentes instrumentos:

– Escova de Robinson.

– Taça de borracha para polimento.

– Instrumentos rotatórios com pontas polidoras

– Dentre outros.

bi-4

Somado a essas opções e já mais recente que as mesmas está o jateamento com bicarbonato de sódio que, quando comparado às outras formas mencionadas acima, tem sido mais eficaz na remoção de placa e tártaro, principalmente em regiões de difícil acesso, como fóssulas e fissuras.

O que é o jateamento com bicarbonato de sódio?

Trata-se de um aparelho que faz uso de jatos de água, ar e partículas de bicarbonato de sódio que são lançados na superfície do dente em grande velocidade.

O bicarbonato de sódio utilizado é específico para uso odontológico, sendo extrafino e muito diferente do vendido em supermercados e com isso, não causa ou causa muito pouco desgaste de estruturas dentárias.

bi-5

Ele pode ser usado em todos os pacientes?

Sim, temos ótimos resultados da utilização do jateamento com bicarbonato de sódio em diversos casos como:

– Todas as faixar etárias, desde crianças a idosos.

– Dentes recém-irrompidos.

– Pacientes com próteses ou aparelhos ortodônticos.

– Pacientes com problemas periodontais

bi-2

Quais as desvantagens da utilização do jateamento de bicarbonato de sódio?

– A preocupação principal é se esse procedimento pode ou não causar danos na estrutura do dente ou se ele consegue limpar sem agredir. Por se tratar de um jato de água e ar forte que leva o bicarbonato de sódio em grande velocidade, devemos mensurar o quanto isso pode agredir o dente.

– Ele não deve ser aplicado em dentina ou cemento expostos, sem proteção pelo esmalte.

– Quando falamos de aplicar sobre o dente sadio, parece não ocasionar maiores problemas.

bi-1

Posso fechar dizendo que acredito que, por possuir poucas restrições e muitos benefícios, a aplicação de jateamento com bicarbonato de sódio é muito útil na odontologia preventiva.