Guia dos Dentes

Escovódromo ajuda a melhorar a saúde bucal das crianças

Por Redação Doutíssima 14/12/2013

Você já ouviu falar em escovódromo? Essa palavra difícil indica um local específico para escovação dental. É comumente encontrado em consultórios odontológicos, onde as crianças são encaminhadas para fazer a higiene bucal antes da consulta. Mas esse não é o único lugar em que são encontrados.

escovódromo

A escovação é a melhor forma de prevenir problemas bucais. Foto: iStock, Getty Images

A importância de um escovódromo na saúde bucal

Em 2014, a Pastoral da Criança desenvolveu um projeto inédito na cidade Paraíso do Norte, nordeste do Paraná, onde foram montados um escovódromo e um consultório dentro de uma creche.

Hoje o projeto atende quase 300 crianças, em uma parceria com a prefeitura da cidade. Com esse local destinado exclusivamente para a escovação, em que tudo é supervisionado por uma professora e uma dentista, é possível incentivar que os pequenos aprendam desde cedo como cuidar da saúde bucal da maneira certa.

Como manter a saúde bucal das crianças

Cuidar da saúde bucal no primeiros anos de vida da criança é essencial. No caso dos bebês, a atenção especial deve começar ainda antes do surgimento dos primeiros dentes. A limpeza da região pode ser feito com uma fralda umedecida e água fervida ou filtrada, para remover pequenos resíduos.

Quando nascem os primeiros dentes, entre 10 a 12 meses, a higiene bucal pode começar a ser feita com uma escova pequena e macia. Os pais devem escovar os dentes das crianças até os quatro anos, ensinando passo a passo como deve ser feito.

A escovação supervisionada pelos pais também ajuda a evitar acidentes com a escova e a preservar o bom estado dos dentes de leite. A perda precoce dos dentes de leite afeta o desenvolvimento da fala e pronúncia da criança.

A má escovação e a cárie na infância

A cárie na infância pode ser ocasionada tanto pela má escovação quanto pelo hábito de usar mamadeira por longos períodos. Desenvolver o problema durante a troca dos dentes de leite por permanentes pode ser muito prejudicial, pois pode atingir a coroa dental.

Nessa fase da vida, quando se está aprendendo a falar, os fonemas são realizados com a ajuda dos dentes. Quando parte da estrutura está comprometida, a aprendizagem não acontece da maneira ideal.

Esse problema também pode atrapalhar a alimentação da criança, pois a cárie, dependendo do estágio, pode causar dores fortes na região afetada fazendo, o que reduz  o apetite. Além de estimular hábitos saudáveis de higiene bucal, a partir dos nove meses de idade você pode incentivar o seu filho a utilizar o copo ao invés da mamadeira.

E aí, gostou das dicas? Não é precisa ter um escovódromo por perto para cuidar da saúde bucal.