Guia dos Dentes

Periodontia: tratamento de inflamação na gengiva evita complicações

Por Redação Doutíssima 23/10/2014

Principal causa de perda de dentes em adultos, a doença periodontal ocorre quando a inflamação ou infecção das gengivas não é tratada, ou quando seu tratamento é adiado.

 

Nesses casos, a infecção e a inflamação passam das gengivas para os ligamentos e o osso que dão suporte aos dentes, fazendo com que os dentes fiquem soltos e acabem caindo. Diante deste quadro, é preciso buscar o auxílio da periodontia, que é a especialidade da odontologia responsável pelo tratamento das estruturas de suporte (ossos) e proteção (gengiva e mucosa) dos dentes.

periodontia

Especialidade da odontologia cuida da saúde das gengivas e previne doenças. Foto: iStock, Getty Images

Onde a periodontia atua

 

Os tratamentos periodontais são diversos e vão desde intervenções de prevenção da doença gengival até a colocação de enxertos gengivais.

 

O tratamento da periodontia consiste na realização de uma raspagem que visa a cura de processos inflamatórios e infecciosos da gengiva, devendo ser tratada por um dentista ou um periodontista.

 

Dependendo da gravidade do problema periodontal, a doença pode ser classificada como uma gengivite ou uma periodontite.

 

Causas da doença periodontal

 

O principal agente causador da doença periodontal é a placa bacteriana que se acumula sobre as superfícies do esmalte dentário e no sulco da gengiva. Com a evolução da inflamação gengival, as fibras e os tecidos dos dentes são comprometidos.

 

O seu desenvolvimento geralmente é decorrente da má higiene dental, do fumo, do estresse, da baixa imunidade e dos maus hábitos alimentares, sendo que a doença periodontal é, na maioria das vezes, indolor.

 

No entanto, apesar de dificilmente apresentar dor, o problema pode ser observado pelo paciente, sendo o sangramento o sinal mais característico da doença, devendo ser investigado assim que for percebido.

 

Outros sinais característicos da doença estão na presença constante de gengivas vermelhas ou inchadas, dentes amolecendo e mudando de posição e mau hálito recorrente e a sensação de gosto ruim na boca. Ao perceber esses sintomas, deve-se busca o auxílio da periodontia.

 

Por meio da periodontia é feita a remoção da placa bacteriana e cálculos dentários, a diminuição do grau de infecção bucal e a salubridade dos tecidos, dando início a cura do processo inflamatório e infeccioso e o desaparecimento da supuração e do sangramento gengival.

 

Além disto, o tratamento gera uma melhoria estética das regiões com retração gengival e a prevenção contra doenças que provocam a perda de dentes.

 

Como é o tratamento da periodontia

 

O tratamento da periodontia consiste na realização de sessões de raspagens que podem ser tanto manual quanto por meio de aparelhos de ultrassom.

 

O tempo e o resultado do tratamento, no entanto, dependerão do grau da doença periodontal. Em virtude disso, caberá ao especialista avaliar se serão necessárias sessões básicas, moderadas ou avançadas de raspagem.

 

Buscar o auxílio da periodontia é de extrema importância caso se constate a presença de algum distúrbio periodontal, pois problemas gengivais não tratados podem levar à perda dentária, à perda do osso alveolar e dificuldades em futuros tratamentos protéticos.

 

Já em casos de infecções por bacteremia, a gengiva fica fragilizada. Além disso, a doença pode provocar um prejuízo estético do sorriso e mau hálito.