A ATM, também chamada de articulação temporomandibular, é a articulação que liga o maxilar à mandíbula. É uma articulação pouco conhecida, pois muitos pensam que articulação é somente no joelho, cotovelo e similares e esquecem dessa articulação que é vital para o ser humano.
Para que serve a ATM?
Sabemos que essa articulação é uma das mais complexas do corpo humano, ela movimenta a mandíbula (queixo) para variadas opções como para frente, lados e atrás. Esses movimentos são os movimentos básicos usados na mastigação. Nela se inserem músculos, ligamentos, discos, ossos que funcionam com uma mecânica maravilhosa e meticulosa.
O que acontece se algo der errado com a ATM?
Dor, essa é a resposta mais direta que posso lhes dar. A alteração dessa ATM causa o que chamamos de DTM que é uma desordem dessa articulação e isso gera comprometimento de todo o sistema que está envolvido ( músculos, ligamentos, discos, ossos).
Como posso saber se algo deu errado com a minha ATM?
Os principais sinais e sintomas são:
– Sensação de que a mandíbula está saltando para fora, sendo empurrada para frente.
– Estalos e barulhos diversos perto do ouvido. Normalmente ao abrir e fechar a boca.
– Em casos mais sérios, travar por algum momento.
– Dor de cabeça, de ouvido, atrás dos olhos.
– Mudança no encaixe dos dentes.
Somente seu dentista vai poder certificar que sua ATM está em bom funcionamento ou se você precisa de algum tratamento. Pode ser necessário o encaminhamento para realizar exames radiográficos para poder fechar o diagnóstico de DTM.
O tratamento é um pouco cansativo e às vezes não confortável, mas a melhora nas dores é muito grande, além de acabar com os desgastes provocados pela DTM. Se não tratada é cumulativa e degenerativa, sempre piorando, cada vez mais.
Cuide da alimentação, faça exames periódicos com o dentista, tenha boa higiene dental e fique com a certeza de uma saúde perfeita.