Beleza > Estética

Harmonia da face: entenda como a sua beleza é formada

Por Redação Doutíssima 30/08/2013

Você acha seu rosto harmônico? Novas pesquisas sugerem que é possível identificar o que forma a harmonia da face, algo até então tido como extremamente subjetivo.

 

Pesquisas realizadas pelo psicólogo Michael Cunningham, da Universidade de Louisville, no Kentucky, Estados Unidos, revelaram que as características que definem a beleza de um rosto são extremamente consistentes e precisas.

harmonia da face

Um rosto harmônico pode fazer a pessoa ser considerada atraente para os outros. Foto: iStock, Getty Images

Harmonia da face perfeita

Nas últimas duas décadas, psicólogos perceberam que a atração física, tanto nos homens como nas mulheres, traz benefícios de ordem social e psicológica aos indivíduos – desde receber mais atenção no jardim de infância, quanto a ganhar mais dinheiro na vida adulta.

 

As pesquisas, agora, tentam identificar com precisão o que constitui a atratividade e o que torna uma pessoa atraente. A maior parte do levantamento é focado nas mulheres, mas os psicólogos agora também estão estudando o que constitui a harmonia da face masculina.

O levantamento realizado por Michael Cunningham envolveu a entrevista de 150 estudantes homens, aos quais foi solicitado que classificassem a atratividade e os atributos de 50 mulheres através das fotos de suas faces – sendo que 27 delas foram finalistas do Miss Universo.

Os resultados obtidos retratam o rosto que possui a harmonia da face ideal. Segundo o estudo, a largura dos olhos deve ter 30% da largura da face no nível dos olhos. Além disso, a distância entre o centro do olho e o final da sobrancelha deve corresponder a 1/10 da altura da face.

Ainda, a altura da parte visível do globo ocular deve significar 1/14 da altura da face. Por outro lado, a largura das pupilas deve corresponder a 1/14 da distância entre as duas maçãs do rosto. Por fim, o “queixo perfeito” deve ter 1/5 da altura da face, e a área total ocupada pelo nariz não pode ser superior a 5% do total da área da face.

De acordo com Michael Cunningham, pequenas diferenças separam a tênue linha entre a atratividade e a não-atratividade. Ele cita a questão da largura da boca.

A “boca ideal” foi definida como aquela que ocupa 50% da largura da face no nível da boca – se a boca analisada tivesse, por exemplo, 40% da largura da face no nível da boca, ela já não foi classificada como atrativa para a maior parte dos entrevistados.

Natalie Portman: modelo de harmonia da face

Uma pesquisa feita por pesquisadores britânicos, patrocinada pela Samsung, solicitou às pessoas que montassem, com vários fragmentos de imagens, o retrato de uma harmonia da face perfeita. O estudo, comandado pelo Dr. Chris Soloman, levou dois meses e utilizou um software utilizado pela política britânica (o EFIT-V PhotoFit).

As imagens foram julgadas por 100 britânicos e então classificadas com base na atratividade. As maiores constantes, e que portanto foram consideradas as características que mais contam para aqueles que participaram do estudo, incluem a espessura dos lábios, o comprimento e largura do nariz, e os traços do rosto.

A harmonia da face ideal feminina teve as seguintes características: olhos e cabelos castanhos, lábios carnudos, rosto fino, olhos grandes, maçãs do rosto altas, completadas com perfeita simetria. Com base nessas características, Natalie Portman foi eleita a mais bela celebridade para os britânicos.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!