Guia dos Dentes

Perguntas e respostas da semana: Waterpik

Por Redação Doutíssima 04/09/2013

water

Essa semana surgiram muitas perguntas direcionadas ao uso do waterpik. Entendo a maioria delas pois, no Brasil, o waterpik não é muito utilizado e nem fácil de ser comprado. Em outros países ele pode ser encontrado até mesmo em redes de supermercados. Considero um importante aliado à saúde bucal.

fio-4

1 – Bom dia doutor, não entendi direito o que é isso e nem como usar?

Resposta do doutor: Olá, de uma forma bem simples, o waterpik dispara um jato de água que desaloja alimentos e impede que se forme placa entre os dentes e abaixo da linha da gengiva. É mais rápido do que o uso do fio dental e muito mais fácil para as pessoas que possam ter alguma alteração na sua capacidade psicomotora ou mesmo sem tempo nem paciência para usar o fio dental. Se você está interessado em comprar um, mas não tem certeza de como usar uma ferramenta como essa, leia nossa conversa aqui mesmo no site da doutíssima sobre o uso do waterpik. Sei que é difícil mas o ideal seria usar o fio dental, completar com o waterpik, escovar os dentes e finalizar com um bochecho, essa seria uma higiene bucal a ser feita somente uma vez ao dia com bem calma, as outras podem ser feitas normalmente, só com a escova e pasta dental.

water-4

2 – Eu uso prótese fixa, presa no meu dente, não consigo limpar completamento com a escova e sempre fica uma sujeirinha que não consigo tirar; quando passo o fio dental é bem difícil também. Seria um caso de comprar e usar o waterpik?

Resposta do doutor: Perfeito, é isso mesmo. Você conseguiu fechar um exemplo de alguém que deve utilizar o waterpik, fale com seu dentista e ele vai lhe dizer como faz para comprar. Isso vale para pacientes com os mais variados tipos de próteses, restaurações entre um dente e outro (nesse caso fale com seu dentista para ele lhe ensinar como usar), pacientes com aparelho ortodôntico ou com qualquer foco de acúmulo de alimentos na boca.

enxaguante-bucal-300x199

Obrigado a todo pelo sucesso do perguntas e respostas e voltamos semana que vem com mais perguntas e respostas sobre os assuntos mais falados da semana.