Guia dos Dentes

Conheça as cunhas interdentais

Por Redação Doutíssima 23/10/2013

cunha-5

Meu papel aqui é informar nossos leitores o máximo possível sobre os mais variados assuntos que dizem respeito à odontologia. Conversamos desde problemas e possibilidades odonto-sociais, passamos por procedimentos, técnicas, dicas e muitos outros assuntos. Vamos começar a conhecer os materiais que nós dentistas usamos nos pacientes e que em alguns casos causa espanto, em outros receio e algumas vezes uma duvida e vontade de saber “para que serve aquilo”. Hoje vamos conhecer as cunhas interdentais.

cunha-6

De uma forma bem didática, posso dizer que as cunhas são como um pedaço de carne que fica entre os dentes. Ela pode ser dos mais diversos materiais e serve para ser colocada entre dois dentes e com isso, provocar um afastamento momentâneo dos dentes para que o dentista possa atuar no local. Juntamente com esse afastamento, ela pode ser utilizada como apoio para firmar uma matriz que é um pedaço de metal bem polido que vai servir de molde para a restauração que o dentista vai fazer entre dois dentes, por exemplo.

cunha-2

O que devemos saber sobre as cunhas?

  • – Indicadas com a função mecânica de adaptar matrizes e/ou afastar os dentes adjacentes.

– Produzidas com madeira especial ou diversos outros materiais.

– Geometria simétrica e ângulos agudos.

– Possuem rebaixo na extremidade, que facilita o manuseio com a pinça.

– Sem farpas, tingidas com pigmentos atóxicos. No caso das cunhas de madeira.

– Disponíveis em 4 tamanhos, codificados por cores. Isso pode mudar de acordo com o fabricante.

– Atualmente, já existem das mais variadas maneiras como as cunhas reflexivas que potencializam o efeito de qualquer ação de luz, quando isso se faz necessário. Cunhas elásticas que na verdade é uma borrachinha que é esticada e depois colocada entre os dentes. Dentre outros modelos.

cunha-3

Com o surgimento de materiais mais sofisticados e de fácil utilização pelo dentista ou de moldes já pré-fabricados que podem ser dos mais diversos tamanhos, formas e texturas, ficou mais fácil o nosso trabalho quando precisamos, por exemplo, fazer uma restauração interproximal de pré-molares. Isso fez com que as cunhas perdessem um pouco mais o seu espaço, se posicionando um pouco no segundo plano.

cunha-4

Mas elas foram a base de um raciocínio importantíssimo que é o preparo bem feito dessa interproximal com o devido vedamento de áreas próximas às gengivas para que a cárie não possa mais prejudicar o paciente e voltar por locais que normalmente são difíceis de se ver.

Você agora já vai conhecer as cunhas interdentais quando seu dentista usar em você.