Esporte

Saiba mais sobre o Handebol: um esporte de força

Por Redação Doutíssima 09/09/2013

Sucesso absoluto na Europa, o handebol está cada vez mais popular no Brasil. Em nosso país, o esporte é organizado por uma federação nacional, e conta com seleções femininas e masculinas. Sua constante presença em grandes competições como jogos pan-americanos e olímpicos tem chamado a atenção para a modalidade, caracterizado pela velocidade, força e agilidade dos jogadores. Confira mais sobre o handebol conosco.

 

handebol

 

Regras básicas do handebol

 

Este é um esporte coletivo disputado em uma quadra entre duas equipes. Uma equipe conta com 7 jogadores em quadra e 5 no banco de reserva. Eles usam uma bola para trocar passes com a mão, até atingir o objetivo final que é fazer gols no time adversário. Cada partida dura 2 tempos de 30 minutos.

A equipe que tem a posse de bola deve se manter sempre no campo de ataque até arremessá-la no gol. Cada atleta pode segurar a bola por até três segundos ou então dar três passos com ela presa na mão, se não, o jogador deve conduzir a bola quicando como no basquete.

 

Preparação para uma partida

 

O handebol é um esporte muito dinâmico. Diferente do futebol, num jogo de handebol muitos gols são marcados, uma soma de mais de 30 gols por jogos na média. Por ser um esporte veloz, ele exige dos jogadores agilidade e força, especialmente nos braços para que eles possam se livrar dos adversários. Para isso, é importante  ter uma preparação atlética aprimorada.

Durante uma partida deve-se saber coordenar bem os movimentos para frente, para trás e para os lados. Além disso, é necessária a preparação para eventuais mergulhos, saltos e impulsões, tudo isso para se antecipar às jogadas e chegar na bola sempre antes do adversário.

Num jogo de handebol, a bola atravessa a quadra na velocidade dos passes dados pelos jogadores, fazendo com que haja mais correria no jogo. Por isso, é pré-requisito estar em excelente forma física para poder suportar toda uma partida de 60 minutos. Um treinamento paralelo ao esporte é muito importante: treino de resistência para os músculos inferiores, treino de força para os músculos superiores e treinamento aeróbico (corrida, bicicleta, etc.).

 

 

Fonte: Travinha, corpo perfeito.