Exercícios > Fitness

Quer saber o que são exercícios anaeróbicos? Descubra

Por Redação Fortíssima 13/05/2016

Você certamente já ouviu falar de atividades aeróbicas, como andar ou correr, mas sabe o que são exercícios anaeróbicos? Em termos simples, a diferença se resume ao oxigênio, presente no primeiro grupo e ausente no segundo.

Afinal, o que são exercícios anaeróbicos?

Anaeróbio significa sem oxigênio. Ou seja, o exercício desse tipo consiste em breves e intensas rajadas de atividade física, tais como levantamento de peso e sprints, em que a demanda de oxigênio ultrapassa o fornecimento de oxigênio.

Enquanto o exercício aeróbico depende de oxigênio, o anaeróbico é alimentado pela energia armazenada em seus músculos através de um processo chamado glicólise.

Glicólise é um método pelo qual o glicogênio é decomposto em glicose e convertido em energia. O processo ocorre em células dos músculos durante o exercício anaeróbico, a fim de produzir energia de forma rápida. Ocorre que também é produzido o ácido láctico, que leva seus músculos à fadiga.

O ácido láctico é um subproduto da glicólise e uma das formas como seu corpo decompõe glicose para a energia quando o oxigênio é baixo. Exemplos de exercício anaeróbico incluem treinamento de peso, corrida ou ciclismo. Basicamente, qualquer atividade que consiste em curto esforço e movimento de alta intensidade.

o que são exercícios anaeróbicos?

Intensidade é palavra de ordem nos exercícios anaeróbicos. Foto: iStock, Getty Images

Benefícios desse tipo de exercício

Além de ajudar seu corpo lidar com o ácido láctico de forma eficaz, o exercício anaeróbico tem grandes benefícios para a saúde. Quando você está trabalhando seus músculos com uma rotina desse tipo, também aumenta sua força de vontade.

Essa é a conclusão de pesquisa publicada no British Journal of Health Psychology. Quando os alunos participaram de um programa de treinamento de resistência de dois meses de duração, tiveram um aumento da força de vontade que transbordou para outros aspectos de suas vidas, como suas tarefas domésticas ou parar de fumar.

Os exercícios anaeróbicos constroem ainda a massa muscular magra e protegem as articulações. Esse tipo de atividade auxilia também para acelerar o metabolismo, o que ajuda no controle do peso;

Outro benefício presente é o aumento da força e da densidade de seus ossos mais do que qualquer outro tipo de exercício, diminuindo o risco de osteoporose. Vale lembrar que seu corpo depende de glicogênio armazenado nos seus músculos como energia.

Com o exercício anaeróbico regular, haverá um aumento na capacidade de armazenamento do glicogênio, o que resulta em mais energia durante a atividade física intensa. No fim de contas, isso significa que você não precisa abandonar a aeróbica, mas que ela pode ter um bom complemento. Afinal, o segredo está no equilíbrio.

E você, conseguiu entender o que são exercícios anaeróbicos? Deixe o seu comentário sobre o artigo.