Exercícios

Subir escada emagrece? Saiba como queimar calorias com os degraus

Por Redação Doutíssima 04/08/2015

No dia a dia, é possível tomar iniciativas que mudam completamente o ritmo do seu corpo. Você sabia que subir escada emagrece? A simples troca do elevador pela escadaria garante fortalecimento das pernas, combate dores de coluna e até mesmo artrite e artrose.

 

Organizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) verificou que 70% das causas de morte no Brasil estão relacionadas ao sedentarismo. Esse estilo de vida favorece doenças crônicas e excesso de peso, mas pode ser combatido com hábitos saudáveis.

subir escada emagrece

Treinos que envolvem escadas podem ajudar na melhora do sistema cardiovascular. Foto: iStock, Getty Images

 

Como subir escada emagrece?

Em apenas 30 minutos, é possível queimar até mil calorias com o treino certo. Subir escada emagrece, mas apenas esse exercício não é suficiente. Para que seja possível ter pernas e glúteos definidos e centímetros a menos na cintura, é necessário elaborar um combo de atividades.

 

O impacto provocado pela subida nas escadarias ativa a região do core, composta pelos músculos centrais do corpo, como o abdômen. Além disso, é possível evitar a perda de massa magra, focando apenas na eliminação de gorduras do tecido adiposo.

 

A força aplicada nas pernas também contribui para melhorar o funcionamento do sistema cardiovascular, já que a alta intensidade ajuda o pulmão e o coração a trabalharem corretamente. Assim, subir escada emagrece, mas é necessário manter todo o corpo em movimento.

 

Para que o metabolismo favoreça a queima calórica, só deve ser feito descanso na descida. Por isso, a prática é recomendável para quem já possui um bom preparo físico. Antes de se exercitar em escadarias, consulte um médico ou educador da área para recomendar o melhor treino para você. Lembre-se de começar sempre aos poucos.

 

Subir escada emagrece: comprove treinando

Subir escada emagrece quando outros exercícios são combinados, principalmente para fortalecer a musculatura das pernas e trabalhar também os membros superiores. Um treino só é considerado completo quando todo o corpo é envolvido. Confira algumas dicas de exercício para deixar os quilinhos na escadaria.

 

1. Aquecimento

 

Antes de subir as escadas, aqueça o corpo pulando corda. Durante três minutos, mantenha um ritmo constante no início, variando saltos depois.

 

2. Descanso ativo

 

Subir escada emagrece, mas é importante fazer uma pausa para que o corpo aguente a subida. Após 15 minutos de subida, faça o agachamento sumô.

 

Na base da escadaria, separe as pernas em uma distância maior que os ombros. Ponha as pontas dos pés em diagonal e aproxime as mãos para frente das coxas. Agache levando os braços em linha reta. Repita 10 vezes e volte a subir.

 

3. Pós-treino fortalecedor

 

Leve um elástico no bolso quando for subir escadas no seu treino. Assim, é possível realizar alguns exercícios para fortalecer a musculatura superior também.

 

4. Elevação frontal e lateral

 

Pise no elástico com ambos os pés. Mantenha os joelhos um pouco flexionados e segure as alças na frente das coxas. Levante os braços até a altura dos ombros, voltando para a posição inicial. Depois, erga-os na lateral. Repita 10 vezes.

 

5. Bíceps

 

Pise no elástico com os dois pés, no terceiro lance da escada. Segurando as alças próximo às coxas, encaixe os cotovelos na cintura e levante os punhos na direção dos ombros sem movimentar os cotovelos. Repita 10 vezes.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!