Muitos pacientes morrem de medo dos famoso alicates que na verdade são chamados de fórceps. Admito que nossos alicates remetem a aparelhos de tortura antigos mas na verdade facilita bastante o trabalho do dentista e quando usado de forma correta, provoca poucos danos às estruturas que devem ser preservadas. Mas para os pacientes que não gostam dos fórceps e os dentista que querem trabalhar arrancando dentes de forma diferente, temos a exodontia atraumática e hoje vamos exemplificar com o sistema Xt lifting.
Quais as vantagens dessa técnica?
– Por se tratar em uma técnica chamada de “atraumática”, busca causar menos trauma quando comparada com a técnica convencional.
– Tenta manter a integridade do osso alveolar e gengiva inserida.
– Técnica controlada, com alto nível de previsibilidade.
– Diminui o sangramento de forma considerável.
– Quando o profissional se adapta com a técnica, diminui o tempo do procedimento.
Quais as contra-indicações do uso do sistema Xt lifting?
– Dificuldade na exodontia de raízes residuais ou dentes com estruturas fragilizadas estruturalmente.
– Não resolve em 100 % , uma significativa variedade de casos.
– Em casos de dentes com raízes tortas, o dentista precisa avaliar bem a utilização da exodontia atraumática.
Como funciona a técnica?
– Existe uma variação na técnica de acordo com o tipo e características do dente a ser arrancado, bem como do sistema usado.
– Tudo começa com a utilização de uma broca que vai fazer um buraco no qual o sistema vai se fixar ao dente.
– Um parafuso é colocado na dentina, dentro da raiz do dente ou perfuramos completamente a coroa do dente por onde vai passar um fio de aço.
– O sistema possui 2 apoios de silicone colocados um de cada lado do dente a ser arrancado.
– A força é feita em direção ao sentido oclusal e o dente é tracionado até sua avulsão total, sem quaisquer dano ao dente vizinho ou ao osso que reveste o dente ou mesmo à gengiva.
– O dentista sutura e finaliza a exodontia.
Todos os passos, bem como as vantagens e desvantagens nos mostram que se torna um sistema útil na clínica odontológica. Posso afirmar que adoro o uso do fórceps e continua sendo o meu preferido mas temos que conhecer pesquisas novas e novos sistemas como o XT lifting que é um dos vários sistemas que utilizam a técnica atraumática. Em algumas fotos temos o sistema da Neodent para ilustrar.