Exercícios

Abdominal elimina a barriga: verdade ou mentira?

Por Redação Doutíssima 30/09/2013

Fazer abdominal é uma recomendação constante para quem quer perder gordura da barriga. Mas será que esse método é realmente eficaz? Segundo estudos, o hábito talvez não seja tão eficiente para quem quer perder gordura corporal. Acredita-se que, para isso, outros métodos podem apresentar melhores resultados.

 

Abdominal não elimina gordura da barriga

Pesquisadores da Universidade de Southern Illinois, nos Estados Unidos, estudaram o efeito do exercício abdominal na redução da gordura da barriga. Os resultados do levantamento foram publicados no Journal of Strength and Conditioning Research.

abdominal

Exercícios aeróbicos e abdominais podem ajudar a eliminar a gordura da barriga. Foto: iStock, Getty Images

Para a pesquisa, foram selecionados 24 participantes saudáveis e 24 sedentários, desses últimos, 14 homens e 10 mulheres, todos na faixa etária dos 18 aos 40 anos. Eles foram aleatoriamente designados para um dos dois grupos: grupo controle (GC) ou grupo de exercício abdominal (AG).

O grupo do exercício abdominal realizou sete exercícios abdominais, em duas séries de 10 repetições, durante cinco dias por semana, ao longo de seis semanas. A composição corporal e a resistência muscular do abdômen foram testadas antes e após cada treinamento.

Por outro lado, o grupo de controle não recebeu intervenção alguma, e todos os participantes mantiveram uma dieta isocalórica ao longo do estudo. Os pesquisadores descobriram que não houve efeito significativo ou alteração no peso corporal, percentual de gordura corporal e circunferência da barriga.

No entanto, os pesquisadores observaram que houve um aumento na força abdominal. Em geral, os pesquisadores concluíram que o treinamento, sozinho, não é capaz de reduzir a gordura do abdômen.

Exercício aeróbico é melhor que abdominal

O melhor tipo de exercício para queimar gordura da barriga é o exercício aeróbico, de acordo com um estudo da Universidade de Duke, nos Estados Unidos. Os resultados mostraram que as pessoas que fizeram exercícios aeróbicos durante oito meses perderam cerca de 2,5 centímetros quadrados de gordura da barriga.

Esse resultado se mostrou superior do que o das pessoas que fizeram uma combinação de exercícios aeróbicos e musculação, e cerca de 20 vezes maior do que aqueles que apenas fizerem exercícios anaeróbicos.

 

O pesquisador Cris Slentz, fisiologista do exercício na Universidade de Duke, disse que o treinamento de resistência ajuda a melhorar a força e aumentar a massa magra do corpo. Entretanto, segundo ele, o exercício aeróbico é o mais recomendado para perder gordura da barriga, pois queima mais calorias.

Dicas para ter a barriga dos sonhos

Além de praticar exercícios aeróbicos e, sim, fazer uma série de  abdominal, para aumentar o tônus muscular da barriga e diminuir a gordura, outro grande segredo é manter uma alimentação equilibrada.

Uma dieta longe de doces, frituras e alimentos processados, e que priorize frutas, verduras, legumes e proteínas magras, é um excelente começo. Além disso, alimentar-se de três em três horas é capaz de potencializar a queima de gordura, bem como beber bastante água todos os dias.

O problema com a gordura da barriga é que ela não se limita apenas ao desconforto estético. Ela também inclui a gordura visceral, em torno de seus órgãos internos. E esse tipo de gordura está associado a doenças e mortalidade.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!