Exercícios

Quer perder gordura abdominal? Veja como montar um treino para isso

Por Redação Doutíssima 27/10/2014

Ter uma barriga sarada é a meta de muitas mulheres. Mas perder a gordura abdominal não é tarefa fácil, e por mais que você queira ou deseje, não existe receita mágica para conquistar o abdômen perfeito.

perder-gordura-abdominal

Dê adeus aos pneuzinhos com exercícios específicos e mudanças na rotina. Foto: iStock, Getty Images

Você vai ter que combinar alimentação balanceada e evitar carboidratos com consumo de, no mínimo, dois litros de água por dia e atividade física regular. Isso significa ter que fazer exercícios no mínimo três vezes por semana.

 

Mais dicas de como perder gordura abdominal você encontra no nosso Fórum Doutíssima

 

Para quem não tem grana para fazer academia ou bancar um personal trainer, fazer exercícios em casa ou mesmo ao ar livre – uma tendência é fazer atividades físicas em parques – é uma boa solução. A motivação também é parte fundamental no processo.

 

Encontre o foco e se motive todos os dias para que você não seja traída pelo brigadeiro ou aquele chopinho com as amigas. Veja como montar um treino que ajuda você a perder gordura abdominal e conquistar a barriga perfeita.

 

Exercícios para perder gordura abdominal

 

– Alongamento

 

Toda a atividade física inicia e termina com um bom alongamento. Afinal, ninguém quer se machucar fazendo exercício, não é mesmo? Alongue braços, pernas, costas e pescoço. O alongamento mantém os músculos flexíveis, preparando para a atividade física e, ao término dos exercícios, relaxando.

 

– Exercícios cardiovasculares

 

Depois do alongamento você vai fazer um exercício que aqueça seu corpo e que também proporcione perder gordura abdominal. Por isso, nada melhor do que os exercícios cardiovasculares.

 

Você pode fazer natação, bicicleta, corrida ou caminhada. O indicado é uma frequência de, no mínimo, 3 vezes por semana com duração de 30 a 40 minutos.

 

– Pular corda

 

Caso você não queira sair de casa para fazer um exercício aeróbico, pular corda pode ser uma opção prática e ótima para perder gordura abdominal e corporal.  Inicie com baixa intensidade e vá aumentando conforme sua capacidade. O ideal é conseguir alcançar 20 minutos de atividade.

 

– Halteres

 

O uso de halteres, aqueles pesos usados para exercício localizado, geralmente para braços, pode ser grande aliado para perder gordura abdominal. Faça exercícios em que exercite os braços e as laterais do corpo, pois assim você mexe com a lateral do abdômen, região onde há sempre bastante gordura localizada e de difícil eliminação.

 

– Agachamentos

 

Os agachamentos são ótimos para tonificar as pernas e também definir a parte inferior do abdômen. Você pode fazer agachamento com bola, deixando-a encostada na parede e ir descendo, ou ainda dando passadas longas, que exijam agachamento. Em ambos os casos você pode usar os halteres para dar mais peso.

 

– Abdominais

 

E, para terminar, encerre com séries de abdominais. Muita gente acredita que para perder gordura abdominal precisa se matar fazendo abdominais, e muitas vezes desistem de fazê-los.

 

Na verdade, este exercício localizado faz parte de uma série de exercícios, que combinados, diminuem a gordura da barriga e tonificam os músculos. O ideal é fazer 2 ou 3 tipos de exercícios por dia. Não faça sempre os mesmos, pois o músculo exercitado precisa de 48 horas para descansar.