Sexualidade

Para relações curtas, homens preferem mulheres com rosto feminino

Por Redação Doutíssima 30/09/2013

Parece estranho, mas é isso que diz um estudo recente publicado no British Journal of Psychology:  quando querem manter uma relação de curto prazo, os homens preferem as mulheres com rostos mais femininos. Esta afirmação muito séria, desenvolvida por pesquisadores britânicos, foi medido pelo impacto da percepção psicológica dos homens. O estudo envolveu a participação de vários voluntários, a maioria homens heterossexuais. Numa primeira série de testes, 75 participantes visitaram o laboratório e, em seguida, em um segundo momento, cerca de 400 internautas fizeram um questionário online.

 

1319455402278

 

A aparência é decisiva

 

O método do estudo, é bastante simples. A princípio, para sondá-los, os participantes usam um botão para selecionar os rostos das mulheres (fisionomias de estilo europeu ao japonês), julgando-os mais ou menos feminino. O segundo passo é pedir aos participantes que escolham, entre estes perfis, quais deles seriam considerados para uma aventura temporária ou para uma relação mais longa.

Claramente, os homens escolheram em prioridade as mulheres que disseram ter aspectos mais femininos para relacionamentos que não tenderiam a durar. O mesmo estudo afirma que esta tendência  é um pouco maior no caso de homens que afirmaram estar numa relação no momento dos experimentos.

Anthony Little, diretor do estudo, oferece algumas explicações: “Acreditamos que os homens escolhem depois de pesar os prós e contras de comportamento e aparência, e que vão além do físico quando consideram um relacionamento a longo prazo. Geralmente consideramos que o homens são atraídos por mulheres atraentes e sedutoras. O nosso estudo mostra que isso é verdade no que tange aos relacionamentos de curto prazo. No longo prazo, a personalidade e atitude são igualmente importantes “.

Vários estudos anteriores demonstraram o impacto dos hormônios na percepção que os indivíduos podem ter sobre a beleza. Um estudo de 2008 descobriu que homens com altos níveis de testosterona são atraídos por mulheres com rostos femininos. Outra, publicado em 2011, sugere que as mulheres preferem homens com rosto feminino.

 

 

Fonte: HuffPost.