Sexualidade

Tipos de mamilos: confira 7 curiosidades sobre os seios

Por Redação Doutíssima 27/07/2015

Os seios das mulheres não são classificados apenas como pequenos ou grandes. Existem quatro diferentes tipos de mamilos, que são diferenciados em normal, flat, inchado e invertido.

 

Características dos tipos de mamilos

Os normais saltam da aréola suavemente, principalmente no frio. Os flats sobressaem em caso de oscilação da temperatura. Mamilos inchados têm aréola protuberante, enquanto os invertidos são virados para dentro.

 

Os mamilos invertidos são perfeitamente normais. No entanto, é sempre recomendável buscar um médico para avaliar se eles não oferecem problemas para a amamentação. Se não apresentarem, não há com o que se preocupar.

tipos de mamilos

Mamilos femininos são classificados em quatro: normal, flat, inchado e invertido. Foto: Shutterstock

Mas não é apenas a classificação em tipos de mamilos que caracteriza os seios. Saiba mais sobre essa parte do corpo feminina e descubra a sua importância.

 

Tipos de mamilos: curiosidades sobre os seios

Os seios femininos possuem características e curiosidades bem peculiares. Confira algumas: 

 

1. Um seio maior que o outro

 

O tamanho das mamas e os tipos de mamilos dependem da composição hormonal da mulher. Na maioria delas, o seio esquerdo é maior que o direito. Essa diferença não é nada grosseira, apenas uma acentuação maior em um dos lados.

 

2. Gigantomastia faz o peito ser maior

 

Peitos grandes e naturais são o sonho de muitas mulheres. Porém, nem sempre as mamas fartas são sinal de saúde. A gigantomastia é caracterizada por um crescimento excessivo do tecido mamário, que leva as mamas a serem gigantes.

 

3. Tamanho não interessa

 

Quando o assunto é amamentar, o tamanho das mamas é indiferente porque não se relaciona com a quantidade de leite. Tanto peitos pequenos quanto grandes produzem leite e as mães podem dar de mamar aos bebês.

 

4. Mês diferente, seios diferentes

 

Durante a TPM, o corpo produz mais hormônios, inclusive a prolactina e a progesterona. Ambos provocam inchaço e crescimento dos seios. Na gravidez e na hora do sexo com excitação intensa, eles ainda podem aumentar 25% do tamanho, segundo um relatório da CNN (Cable News Network).

 

Independentemente dos tipos de mamilos da mulher, eles são capazes de se adaptar à nova forma.

 

5. Orgasmo também chega pelos seios

 

Uma pesquisa da revista Men’s Health questionou 213 mulheres. Dessas, 29% garantiram que obtiveram um orgasmo apenas com o estímulo nos seios.

 

Em outro estudo, a International Society for Sexual Medicine descobriu, por meio de exames de ressonância magnética, que os diferentes tipos de mamilos, quando estimulados, despertam o córtex sensorial das genitálias e levam ao orgasmo.

 

6. Só as mulheres têm seios que não mudam

 

Entre todas as espécies que desenvolvem mamilos e seios, as mulheres são as únicas que se mantém com as mamas permanentes. Outros primatas desenvolvem essa parte do corpo apenas durante a amamentação. Depois desse período, ela é reduzida.

 

7. Bebês precisam de seios bem cuidados

 

Cuidar bem dos seios e dos mamilos é fundamental para o momento da amamentação. Os bebês precisam exclusivamente do leite para seu desenvolvimento saudável.

 

A amamentação garante que os pequenos ingiram anticorpos que protegem seus organismos contra doenças e infecções. O líquido é produzido nos alvéolos, células mamárias que são estimuladas pela prolactina, hormônio liberado durante a mamada.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!