Guia dos Dentes

Entenda melhor a faceta em porcelana dos famosos

Por Redação Doutíssima 03/10/2013

fa-5

Tenho que admitir que a faceta em porcelana é a grande sensação do momento. Adoro os mais variados trabalhos em porcelana, desde as grandes coroas em porcelana até as finíssimas lentes em porcelana. A nossa conversa de hoje vai ser para que você possa visualizar como podemos aplicar essas estruturas em porcelana e como realmente os dentes mudam bastante. Entenda melhor a faceta em porcelana que muitos famosos estão fazendo e muitos nem um pouco famosos também.

fa-4

Em que casos usamos as facetas em porcelana?

– Dente separado.

– Dente pequeno demais.

– Gengivas antiestéticas como escurecidas ou grandes demais.

– Qualquer caso que a estética do dente esteja comprometida e o paciente queira um tratamento que mude bastante em pouco tempo.

Como elas são colocadas?

– As lâminas de porcelana são coladas no dente com adesivos muito evoluídos quimicamente e além disso, ela se prende mecanicamente no dente dando uma maior resistência.

– Esse procedimento parece com as unhas postiças que vocês mulheres colocam.

– Pode precisar ou não desgastar o dente.

– Procedimento completamente sem dor.

– A porcelana é um material muito resistente e estético.

– Pode durar vários anos.

– Tem um custo relativamente alto mas se tornou mais acessível. Dependendo da clínica que você for o preço pode mudar muito. Ficou mais fácil colocar também, pela questão dos parcelamentos com máquinas de cartão de crédito.

fa-1

Quais os benefícios para o paciente?

– Além de durar muito tempo, elas não mudam de cor e nem quebram facilmente. São extremamente resistentes tanto às forças mecânicas da mastigação quanto aos corantes.

– É definitiva e fica protegendo o dente por muitos períodos de tempo.

– A estética é o maior ponto positivo.

– Extremamente parecida com um dente natural.

fa-3

Como seria o passo-a-passo da colocação da faceta em porcelana:

– O dentista avalia o caso do paciente, levando em consideração diversos critérios como tipo de mordida do paciente, o que ele busca com o tratamento, forma e cor dos outros dentes que não vão ser tratados, forma do rosto do paciente.

– Esses dados ajudam o dentista a fazer uma simulação de como vai ficar o caso em programas de computador que juntam os dentes novos com a foto do paciente.

– Assim que o paciente gostar do resultado, inicia o procedimento que pode levar até 4 consultas para ser concluído.

fa-2

Adoro a faceta em porcelana e as novas técnicas e materiais estão com lâminas superfinas e ausência de necessidade de desgaste em estrutura dentária, sem perder a resistência do conjunto. Por ter uma formação ortodôntica e adorar ortodontia, prefiro realizar essas transformações com o uso de aparatologia ortodôntica mas realmente tem um tempo maior de tratamento e requer mais esforço do paciente.