Clínica Geral > Saúde > Tabagismo

Cigarro te deixa feio: Atenção aos perigos do tabaco para o seu corpo

Por Redação Doutíssima 11/10/2013

1280tobacco-body-3

Fumar não faz bem à saúde, isso mesmo os fumantes sabem. Além do câncer e do enfisema pulmonar, a medicina comprova as diversas doenças que o tabagismo pode causar direta ou indiretamente ao ser humano. Dito isso, a questão se desenvolve da seguinte forma: Mas até que ponto o tabaco pode prejudicar o corpo humano no que tange aos efeitos nocivos esteticamente?

tobacco-body-website

Na incansável luta contra o fumo, a “Cancer Society” na Finlândia decidiu tomar medidas extremas, apoiando-se nas novas tecnologias. Desenhado pela agência de publicidade finlandesa “358”, um site interativo compara o corpo de um fumante com a de um não-fumante, ele se chama “tobaccobody”. Espinhas, dentes amarelos, mau hálito, pele e cabelo sem brilho, o risco de úlcera, falta de ar… A lista de efeitos secundários nocivos é longa e as imagens são igualmente repugnante.

slide_320242_2989672_free

 

O site “Tabaccobody”original

 

O “tabaccobody” é um site muito interativo que pode ser visto em inglês. Para que os internautas possam ver com os próprios olhos, basta escolher um personagem (masculino ou feminino), e passar o mouse sobrer as diferentes partes do corpo para capturar os efeitos do tabagismo. Em um tom sério, mas com um toque de humor, o site oferece uma comparação alarmante que visa sensibilizar e educar jovens sobre os riscos do tabaco. Após as imagens fortes e do famoso “Fumar mata” nos maços de cigarros, é a vez da web ser usada como instrumento para alertar os fumantes.

 

Embora a maioria destes efeitos sejam conhecidos e demonstrados na realidade de um fumante, deve-se levantar em conta que nenhuma fonte é citada no site, e alguns usuários denunciam o discurso demasiado moralista e as imagens exageradas. Apesar de tudo, essa seria uma ótima ideia a ser seguida pelo governo no trabalho de conscientização da população em diferentes aspectos. Por que não criarem um site sobre os perigos da poluição, do álcool ou do fast food, por exemplo?

 

O tabagismo no Brasil

 

Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), 200 mil pessoas morrem a cada ano no Brasil por problemas relacionados ao tabaco, sendo eles fumantes ativos ou passivos. Existem cerca de 25 milhões de fumantes no país. Uma pesquisa do Ministério da Saúde do Brasil, feita entre 2006 e 2011 mostra que os homens ainda são os maiores consumidores de cigarros, sendo tabagistas 18,1% da população masculina do país contra 12% de mulheres. O índice de jovens entre 18 e 24 anos que fumam é de 12,5%, porém 11,3% deles largam o vício antes de completar 25 anos.

Tobacco-Body-Pregnancy-Capture

screen-shot-2012-09-15-at-12-54-51-pm

 

Visite o site: tabaccobody.fi