Clínica Geral

Acessibilidade: conheça aplicativos de celular que ajudam quem é surdo

Por Redação Doutíssima 19/02/2015

No dia 23 de fevereiro, é comemorado o dia do surdo/mudo. Data importante que serve para refletir sobre inclusão social e digital dos mais de 9,7 milhões de brasileiros que têm deficiência auditiva.

 

surdo

Aplicativos facilitam a comunicação de pessoas com surdez na era tecnológica. Foto: iStock, Getty Images

 

Deste total, mais de 2,1 milhões são surdos ou têm deficiência auditiva severa. Um dos desafios da inclusão é melhorar a comunicação entre surdo e ouvinte, algo que sempre foi difícil.

Com o avanço da tecnologia, surgiram diversos aplicativos que buscam oferecer um diálogo compreensivo entre pessoas com deficiência e sem.

Dificuldade de comunicação sempre será um vilão

Uma pessoa é considerada surda quando sua perda auditiva é de 25 db (decibéis), e os graus de surdez variam de “surdez leve” à “surdez profunda”.

A Língua Brasileira de Sinais, conhecida como Libras, surgiu como forma de garantir a comunicação entre surdo e ouvinte. O problema é que quem não tem problemas de audição, normalmente, não possui conhecimento da língua de sinais.

Em outros casos, uma pessoa surda, que não é muda, possui a fala mais lenta e em volume mais elevado. Muitos ouvintes não têm paciência em esperar e acabam por cortar a comunicação, o que frustra o surdo e abre brecha para o preconceito.

Tablet ajuda na comunicação entre surdo e ouvintes

O Uni não é um aplicativo, mas um tablet. Desenvolvido por uma empresa norte-americana, o Uni é capaz de traduzir a linguagem gestual para áudio e texto escrito.

O tablet usa a chamada LeapMotion, uma tecnologia que reconhece movimento e, para isso, usa duas câmaras e projeta as imagens dos gestos de um surdo num espaço virtual em 3D.

Aplicativos de celular que ajudam quem é surdo

1. Prodeaf Móvel

O aplicativo Prodeaf Móvel foi desenvolvido por um grupo de ex-estudantes da Universidade Federal de Pernambuco (UFP), após conviver com pessoas surdas e mudas e ter dificuldade na comunicação.

O objetivo do app é ajudar quem precisa a se comunicar usando o celular. O aplicativo traz um dicionário de português para Libras e, por meio de reconhecimento de voz, uma espécie de avatar faz a tradução para libras.

O usuário também pode digitar uma sentença em português e obter tradução em Libras. Nesta primeira fase, o app está disponível apenas para Android e pode ser baixado gratuitamente na Google Play.

 

2. Hand Talk App

 

O Hand Talk App converte, em tempo real, conteúdos em português para Libras, podendo o conteúdo ser digitado, falado ou até fotografado.

 

Eleito o melhor app social do mundo pela Organização das Nações Unidas, no WSA-mobile em Abu Dhabi, o serviço de tradução é comandado pelo simpático intérprete virtual, Hugo.

 

Além de auxiliar na comunicação, o aplicativo também ensina novos sinais de libras. O download do Hand Talk é gratuito e pode ser feito no site: http://www.handtalk.me/app.

 

3. AutoVerbal Talking Soundboard

 

O AutoVerbal Talking Soundboard é um dos primeiros aplicativos do mercado e foi desenvolvido apenas para iPhones, iPads e iPods Touch.

 

Com cem imagens pré-programadas e dividido em 16 temas, como “comida”, “emoções”, “atividades”, “assistência médica”, o app promete facilitar a vida daqueles que querem se comunicar com os surdos e mudos, porém, não sabem Libras. O app está disponível na Apple Store gratuitamente.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!