Clínica Geral

Exercício de coordenação motora é importante em todas as idades. Saiba mais!

Por Redação Doutíssima 03/09/2014

Para muitas das atividades do nosso dia a dia, a coordenação motora se faz necessária. Seja para tarefas domésticas ou mesmo profissionais, podemos otimizar o nosso desempenho ao realizar algum tipo de exercício de coordenação motora.

Exercício de coordenação motora é para todas as idades

Não há dúvidas de que realizar um exercício de coordenação motora é essencial não apenas quando somos pequenos e estamos crescendo, mas sim em todas as idades. A coordenação motora é um requisito para que possamos realizar todas as atividades que queremos com mais tranquilidade e habilidade.

exercicio-de-coordenação-motora

Fazer exercício de coordenação motora ajuda a manter o controle do corpo. Foto: Shutterstock

Talvez você nem repare, mas é comum que as pessoas apresentem alguns problemas de coordenação motora. Conhece alguém que costuma derrubar bastante coisas? Alguém que tropeça bastante? Quem sabe um amigo que deixa as coisas caírem no chão?

É na coordenação motora que pode estar o problema. Mas não há motivo para desespero, com a prática de diversos tipos de exercício de coordenação motora você pode corrigir esse incômodo.

Os movimentos no exercício de coordenação motora

Basicamente, os nossos movimentos são dependentes de duas coisas: do nosso cérebro, que é o responsável por interpretar o que queremos e “manda executar” cada passo, e dos nossos músculos, que irão “cumprir as ordens” do cérebro.

Daí a importância da boa estruturação dos músculos e, para isso, é fundamental a prática de exercício de coordenação motora: se você os tiver bem estruturados, certamente terá uma boa coordenação motora.

Antes de mais nada, você deve saber que as habilidades motoras, que decorrem da coordenação motora, são classificadas em habilidades motoras brutas e habilidades motoras finais.

As primeiras são aquelas que desafiam a utilização de grandes músculos do nosso corpo, como correr e pular, por exemplo. As segundas são aquelas que envolvem pequenos músculos, como os dos dedos, então aí se incluem atividades como desenhas e escrever, por exemplo. Há um exercício de coordenação motora específico para cada um dos grupos.

Além disso, praticar a coordenação é importante em todas as idades. Na infância, você deve estimular o desenvolvimento de todas essas habilidades, tanto as brutas como as finas, mas quando você já está crescido é bacana detectar aquilo que você mais tem dificuldade e então trabalhar justamente em cima dessa dificuldade – e também aprimorar em atividades cotidianas da vida.

Como definir as atividades

Cada exercício de coordenação motora deve ter focos diferente conforme a faixa etária. Para as crianças, diversos exercícios são benéficos: pular corda, jogar futebol e corridas, por exemplo, são importantes para o desenvolvimento da habilidade motora grossa. Já a montagem de quebra-cabeça e a colagem de figuras são atividades interessantes para a habilidade motora fina.

Por outro lado, no caso dos idosos, não são necessários exercícios muito desenvolvidos, cuja execução talvez não seja tão fácil para eles. Assim, é bacana estimulá-los a marchar, seja com os joelhos altos ou com as pernas esticados, seja para frente, para trás ou para os lados.

É possível também focar em exercícios isolados para os braços ou para as pernas, mas é importantíssimo fazê-los. A ginástica para idosos é uma excelente opção.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!