Cabelos

Tudo o que você queria saber sobre os tipos de shampoo

Por Redação Doutíssima 17/10/2013

shampoo

Diferente do que muitas pessoas pensam, a escolha do shampoo pode mudar completamente a aparência do seu cabelo. O shampoo é um dos grandes responsáveis por aumentar o resultado do cuidado de seus fios. É importante levar em conta que não basta escolher entre as versões para cabelos secos, oleosos, coloridos ou danificados. Além das “especialidades” de cada shampoo que nós já estamos acostumados a ver por aí, existem três tipos de apresentação para o líquido: os leitosos, os perolados e os transparentes, estes que se dividem também em outras categorias como as de anti-resíduos ou desamarelador, por exemplo.

Confira agora tudo o que você queria saber sobre os tipos de shampoo e mantenha seus cabelos lindos e sedosos!

 

Os shampoos leitosos hidratam e cuidam dos cabelos

Altamente recomendado para quem tem cabelos ressecados ou com química, os shampoos com fórmulas leitosas têm capacidade hidratante e sua consistência é mais densa, dando mais vida aos fios. Porém, quem tem cabelos oleosos ou muito finos, deve evitar esse tipo de shampoo.

Dentro das subcategorias dos shampoos leitosos hidratantes, nós podemos encontrar a nova febre dos shampoos: o shampoo desamarelador. Esse produto, que virou coringa das loiras, é o mais novo segredo de beleza para quem quer manter os cabelos loiros e bonitos. Esse shampoo se apresenta geralmente nas cores azul ou roxa e deve ser usado uma vez na semana para retirar reflexos amarelos dos fios loiros e deixar o efeito platinado por mais tempo. Porém, não se esqueça de respeitar o tempo de uso, pois o shampoo desamarelador é um pouco agressivo e pode ressecar os fios ou inclusive deixá-los azulados se for usado com muita frequência.

 

Os shampoos transparentes garantem cabelos limpos da raiz até as pontas

Os shampoos transparentes ou incolores são mais neutros, podendo ser totalmente sem cor ou com tonalidades diluídas, o que varia de marca para marca. Esse é o shampoo coringa de todas as mulheres, pois é recomendado para todos os tipos de cabelo, mas principalmente os oleosos, que necessitam de uma limpeza mais profunda e frequente. Quem quer tratar os fios e dar mais vida às madeixas, pode optar por usá-lo na primeira lavagem do dia e, em seguida, aplicar outro tipo com textura leitosa ou perolada.

A subcategoria dos transparentes que está fazendo a cabeça das pessoas atualmente é o anti-resíduos, que promete uma limpeza profunda na fibra capilar e retira restos de outros produtos aplicados anteriormente nos cabelos. Cabelos oleosos precisam desta limpeza com mais frequência, cerca de uma vez por semana, enquanto os outros tipos ficarão saudáveis com uma limpeza profunda por quinzena. Porém, tome cuidado, pois os ativos do produto e o pH alcalino podem ressecar os fios se o shampoo for utilizado com muita frequência.

 

Os shampoos perolados são os mais recomendados para o uso diário

Os shampoos com fórmulas peroladas ou translúcidas são perfeitos para o uso diário, pois junta a hidratação dos shampoos leitosos com a limpeza diária dos transparentes, sendo um shampoo de tratamento. Nessa categoria, podemos encontrar os shampoos para cabelos coloridos, cacheados, lisos, entre outros, e podem ser usados com frequência, pois não danificam os fios.