Cabelos

Veja 5 dicas e truques para você recuperar o cabelo quebrado

Por Redação Doutíssima 30/08/2014

Secador, chapinha, tinturas, alisamentos, umidade, poluição, sol, vento e água. Diariamente, você expõe seus cabelos a uma série variações climáticas, produtos químicos e outras substâncias que podem danificar profundamente os fios menos resistentes. O dano mais comum é o cabelo quebrado, que ocorre quando os fios começam a cair pela metade e não desde a raiz, deixando pontas duplas como rastro.

Como identificar o cabelo quebrado

Os cabelos danificados são facilmente percebidos: ficam volumosos com pontas espetadas e aspecto de ressecamento. Os fios quebradiços só ganham elasticidade quando estão molhados, do contrário, são extremamente frágeis. A melhor forma de detectar um cabelo quebrado é puxar apenas um fio: se esticar está hidratado, se quebrar precisa de profunda reparação.

cabelo-quebrado

Para prevenir quebras, escolha pentes de osso ou de madeira, com dentes largos. Foto: Shutterstock

O importante é saber que o cabelo quebrado tem salvação. Um bom corte irá recuperar as pontas duplas, principal sintoma deste tipo de danificação capilar. Após o corte, o jeito iniciar um tratamento à base de cosméticos e seguir os passos seguintes. Confira a seguir.

Cuidando do cabelo quebrado em 5 truques

1. O melhor shampoo

Quando percebem que o cabelo está danificado as mulheres correm para as farmácias em busca de produtos para fios danificados, que nunca resolvem o problema. Para tratar verdadeiramente os danos é preciso agir na sua causa. Cabelos com alisamento precisam de shampoos pós-química, cabelos com tintura precisam de produtos para fios tingidos e assim por diante.

2. Lavagem correta

Todos os fios possuem danos, por menor que sejam e merecem atenção na hora da lavagem. Saiba que os movimentos feitos com os cabelos podem aumentar o risco de quebra. Faça movimentos de vai e vem no couro cabeludo e nos fios, utilizando apenas a ponta dos dedos. Enxágue com água morna, já que as altas temperaturas retiram a camada de gordura que protege a pele e o cabelo.

3. Hidratação potente

Escolha uma máscara indicada para seus fios e misture a uma ampola de óleo de argan ou queratina. A dica é aquecer o óleo no microondas por 10 segundos em um recipiente específico antes de misturar ao creme. Se o seu cabelo estiver muito ressecado, repita semanalmente. Caso a sua raiz seja oleosa, dê um intervalo mínimo de 15 dias.

4. Pentear

Não é novidade que os fios danificados embaraçam com mais facilidade. Justamente por isso é preciso escolher muito os produtos que serão utilizam na hora de pentear os cabelos. Se você sofre com o cabelo quebrado, escolha pentes de osso ou de madeira, com dentes largos e espaçamento médio de 4 milímetros entre cada um. Começe desembaraçando pelas pontas e vá subindo aos poucos.

5. Em casa

O tratamento caseiro não tem a mesma duração de resultados que os produtos industrializados, mas podem ser auxiliares poderosos na hora de reparar o cabelo quebrado. Prepare uma máscara com a polpa de meio abacate e a clara de um ovo e aplique nos cabelos, que devem estar limpos e molhados. Deixe agir por 30 minutos e enxague com água morna.

Que tal começar hoje mesmo a tratar dos cabelos danificados? Procure entender o que causa o efeito quebradiço em seus fios e retire esta prática de seus hábitos de beleza. Caso seja algo essencial, encontre formas de proteger mais os fios. Aplique óleos de proteção antes da tintura e cremes termoativados antes de usar secadores e chapinhas.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!