[the_ad_group id="16401"]
Beleza > Cabelos

Saiba como aderir à tendência das mechas platinadas

Por Redação Fortíssima 01/04/2016

Seja nas redes sociais ou na televisão, a tendência dos fios loiros claríssimos nunca sai de moda. Desde que a icônica atriz Marilyn Monroe lançou a moda de clarear as madeixas, ainda na década de 1950, as mechas platinadas são preferência no universo feminino. Entre as mais recentes adeptas estão as atrizes Julia Faria e Flávia Alessandra.

Mas é importante lembrar que manter um visual digno de celebridade requer paciência e cuidados com os fios. Especialmente porque o processo de descoloração danifica os cabelos, que vão necessitar de muita hidratação para continuarem brilhantes e sedosos.

cabelo com mechas platinadas

Julia Faria é a mais nova celebridade platinada. Foto: Instagram, Reprodução

Como ter mechas platinadas

Além de fashion, o visual loiro platinado é democrático: ele harmoniza bem com todos os tipos de pele. A socialite Kim Kardashian, por exemplo, coordenou o tom do cabelo com sua pele morena. Já a atriz Letícia Spiller demonstrou que a cor também pode harmonizar com as peles bem claras.

O primeiro passo para aderir às mechas platinadas, portanto, é contar com a ajuda de um hairstylist. Ele é o mais indicado para avaliar qual cor exata escolher, além das condições de sua fibra capilar. Especialmente porque o procedimento é bem agressivo, ainda mais em cabelos já ressecados ou sensibilizados.

Gil Prando, hairstylist e embaixador da iCabelos, sugere que antes de descolorir os fios você invista em sua reconstrução e hidratação. Isso garante mais segurança na hora de platinar. O procedimento de clareamento geralmente é feito com pó descolorante, que pode chegar a clarear os fios em até oito tons de uma só vez.

Outra opção também consiste em descolorir as madeixas com colorações clareadoras, que são menos agressivas. Elas podem tratar a fibra capilar, ao mesmo tempo em que alteram a cor do cabelo.  Mas esse procedimento costuma funcionar melhor naqueles fios que ainda não receberam nenhum tipo de procedimento químico.

No caso de pessoas que já tenham utilizado outra coloração, a dica é aderir à decapagem. Ela nada mais é do que uma técnica que retirar quaisquer pigmentos artificiais dos fios. Outra alternativa é fazer mechas platinadas ou reflexos aos poucos, até atingir o tom desejado.

Quando o resultado final da descoloração não fica ideal e acaba alaranjado ou amarelado, a solução é tonalizar ou matizar as madeixas. Assim, é possível neutralizar os tons indesejados. Depois do procedimento, utilizar o shampoo de pigmento cinza e aplicar máscaras reconstrutoras com regularidade é essencial para manter a cor e a beleza dos fios.

Loiro platinado: inspire-se nas celebridades

Buscar referências é sempre interessante antes de aderir a um novo look. Inspirações para o cabelo platinado não faltam: só no universo artístico, as atrizes Flávia Alessandra e Leandra Leal, além  das cantoras americanas Gwen Stefani e Christina Aguilera são bons exemplos.

A mais recente adepta do platinado é a atriz Julia Faria, que mudou de visual para interpretar sua nova personagem na novela Haja Coração. Em seu blog pessoal, o hairstylist Marcos Proença, responsável pela transformação, explicou que fez o procedimento por meio de luzes tradicionais, da raiz as pontas, até chegar ao loiro claríssimo.

E você, quer aderir às mechas platinadas? Conte para a gente! Aproveite para conferir mais dicas do Doutíssima para você cuidar dos seus cabelos.


[the_ad id="14710899"]
[the_ad id="14710899"]
[the_ad_group id="16404"]