Cabelos

Saiba como fazer mechas no cabelo e quais as tendências

Por Redação Doutíssima 19/08/2015

As madeixas são, comprovadamente, o grande foco dos cuidados femininos. Um levantamento conduzido pela revista Claudia, em 2013, apontou que 32% das mulheres gastam mais tempo cuidando dos fios do que do restante do corpo. Dentro deste cenário, hábitos como fazer mechas no cabelo tornam-se comuns.

Mas por que as mechas surgem como um recurso tão presente no universo feminino, representando a segunda transformação mais solicitada nos salões de beleza? Especialmente por serem uma alternativa prática e de custo relativamente baixo para quem quer dar uma repaginada total no look.

Atualmente, não faltam opções às mulheres que desejam apostar na mudança.

como fazer mechas no cabelo

Cantora Beyonce é uma das celebridades que adoram mechas no cabelo. Foto: S Bukley/Shutterstock

 

Confira opções de mechas para o cabelo  

Se você pensa que as opções de mechas para o cabelo são apenas os tradicionais reflexos, está enganada. Atualmente, a gama de possibilidades para colorir os fios é cada vez maior, com alternativas que prometem atender aos estilos elegantes e despojados.

Por isso, se o seu questionamento é como fazer mechas no cabelo, confira abaixo algumas opções para apostar na tendência:

1. Luzes

Através desta técnica, os fios são descoloridos por meio de mechas bem finas, gerando um contraste entre as cores, da raiz às pontas. Assim, o cabelo fica mais iluminado de uma forma sutil. Quem gostar do efeito, pode abusar da técnica para ficar mais loira, como foi o caso da apresentadora Ana Furtado.

2. Californianas

A técnica, inspirada nos cabelos levemente queimados pelo sol nas praias da Califórnia, consiste em clarear os fios apenas nas pontas dos cabelos. Pode ser através de mechas grandes ou apenas em alguns fios selecionados. A top Isabelli Fontana é adepta.

3. Ombré Hair

Este look moderninho consiste em clarear as madeixas, aproximadamente na altura do ombro. A técnica permite um visual mais aprimorado, que pode ser incrementado com tonalizantes. Isso permite deixar os fios com uma tonalidade diferenciada, de acordo com o seu gosto. A modelo Kylie Jenner já aderiu à técnica.

4. Splashlight

Você já reparou nas madeixas da atriz Jessica Biel? Elas não parecem ser naturalmente iluminadas pelo sol? Pois o efeito é criado graças à técnica conhecida como splashlight, quando o colorista ilumina os fios e cria um efeito de “sol batendo” nos fios. Essa é uma das tendências mais atuais quando se fala em mechas.

 

Aprenda como fazer mechas no cabelo

Para garantir um visual bonito, não é necessário gastar fortunas no salão de beleza. É possível, sim, aprender a fazer mechas no cabelo em casa. Mas tenha cuidado: como são utilizados produtos químicos na técnica, prefira consultar o cabeleireiro caso não se sinta segura para desenvolver o procedimento em casa.

Quem já possui mais familiaridade com mechas, pode se aventurar na criação de um look poderoso, sem auxílio profissional. Basta selecionar e desfiar os fios a serem clareados e, por fim, aplicar a mistura de descolorante com água. Se preferir, utilize o papel alumínio na aplicação.

 

Depois de fazer as mechas, é necessário ter cuidado redobrado com os fios. A química enfraquece o cabelo e, por isso, é indispensável hidratar bem as madeixas e evitar secadores e chapinhas em temperaturas altas.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!