Guia dos Dentes

Branqueamento dental: conheça as técnicas mais utilizadas, modernas e seguras

Por Redação Doutíssima 30/08/2014

Se um dia o que as mulheres mais desejavam ao olhar a capa de uma revista era o corpo das modelos e celebridades, hoje o sorriso delas lidera com vantagem a lista dos itens mais desejados. Dentes brancos e brilhantes são o sonho de muitas pessoas, mas a maioria delas não procura realizá-lo por desconhecer os métodos de branqueamento dental. Você sabia que existem várias maneiras de conquistar um sorriso perfeito?

branqueamento-dental

O branqueamento dental realizado pelo próprio odontologista é mais rápido. Foto: Shutterstock

Como é feito o branqueamento dental

Os dentes possuem uma coloração natural, que pode ficar mais amarelada conforme a alimentação da pessoas. O processo de branqueamento dental é feito com alvejantes à base de peróxido de hidrogênio e peróxido de carbamida, que deixam os dentes até 7 vezes mais claros.

Além da cor dos dentes, as manchas superficiais e profundas também podem ser retiradas através destes procedimentos, que podem ser feitos em casa ou nos consultórios odontológicos

Conheça 3 métodos de branqueamento dental

– Caseiro

Este tipo de tratamento é realizado com moldeiras especiais e personalizadas. Com a indicação de um odontologista, o paciente deve utilizar um gel alvejante durante o período da noite. A substância é depositada nas moldeiras que são encaixadas nos dentes.

O produto age durante a noite,pois não se pode comer ou ingerir líquidos durante a sessão de clareamento. Duas semanas de branqueamento dental para cada arcada costumam ser suficientes e a frequência do uso das moldeiras é determinado pelo dentista.

– No consultório

O branqueamento dental realizado pelo próprio odontologista é mais rápido do que aquele realizado em casa, já que as sessões são longas e feitas de modo mais intenso. A duração dos resultados é a mesma, mas o custo do tratamento sobe um pouco.

Isso porque, no consultório, o clareamento não é feito com moldeiras. O gel é espalhado sobre os dentes e sua ação é ativada através de um laser ou LED. É o método mais moderno de branqueamento que existe.

– Misto

O método que mistura a ativação por laser utilizada no consultório e as moldeiras projetadas para o clareamento caseiro é conhecido como o mais eficaz até o momento. As sessões de aproximadamente 60 minutos no consultório são realizadas a cada 7 ou 10 dias e, nos intervalos, o branqueamento dental é reforçado com o gel caseiro.

Fique atento ao procedimento

Pessoas com muita sensibilidade nos dentes devem tratar este problema antes de começar a utilizar os géis branqueadores. Isso porque o processo de clareamento desgasta um pouco da proteção dos dentes, deixando-os mais vulneráveis ao calor ou ao frio dos alimentos e bebidas. Mas não há contraindicações mais rigorosas quanto ao procedimento. O ideal é que o paciente tenha mais de 16, idade em que os dentes já tomaram seu formato e coloração finais.

Está insatisfeito com seus dentes? Procure um dentista. Os tratamentos para branqueamento são tão acessíveis que alguns postos da rede pública de saúde do Brasil já oferecem os equipamentos e produtos.

Não se esqueça de que o seu sorriso é o cartão de visita para muitas oportunidades e que a saúde da sua boca é importante para a manutenção da saúde do corpo inteiro. Invista em você mesmo.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!