Guia dos Dentes

Raspagem dos dentes pode reverter doenças periodontais

Por Redação Doutíssima 18/06/2014

Se você mantém as consultas regulares ao dentista e, de repente, recebe a indicação para ir até um periodontista, este costuma ser um sinal de problema. Um dos procedimentos que o especialista realiza é a raspagem, bastante indicada para casos de infecção bacteriana no tecido da gengiva.

O método raspagem

A raspagem é uma das táticas utilizar para evitar que se mantenha a infecção na gengiva. O método é comumente usado pelos especialistas para retirar as placas com bactérias que se acumulam ao redor dos dentes.

É importante manter consultas regulares ao dentista para proteger a gengiva. Foto: Shutterstock

É importante manter consultas regulares ao dentista para proteger a gengiva. Foto: Shutterstock

Quando neste estágio, as bactérias passam a se multiplicar e, assim, formar uma película biológica chamada placa bacteriana. Se esta placa não for retirada, o que pode ser feito com a raspagem, o tecido gengival adjacente pode inflamar, resultando no desenvolvimento da gengivite.

Raspagem contra a gengivite

A gengivite pode ser tratada e revertida com o uso diário do fio dental e duas escovações por dia com um creme dental com flúor, além da raspagem. A placa bacteriana e os resíduos alimentares também são removidos por meio de práticas de higiene bucal para limpar a superfície dos dentes e eliminar a placa bacteriana na linha da gengiva.

Entretanto, se a placa bacteriana e os resíduos alimentares não forem removidos, a gengivite pode agravar-se e é aí que entra em ação a importância da raspagem. Se não tratado o problema, o tecido gengival pode inflamar cada vez mais e pode ocorrer sangramento ou a formação de uma bolsa entre o dente e a gengiva, o que propicia o desenvolvimento da doença periodontal.

A escolha pela raspagem

A raspagem de fato se aplica de forma mais usual quando esta bolsa periodontal desenvolve-se devido ao acúmulo de bactérias que avançam abaixo da linha da gengiva.

Neste momento, os recursos domésticos já não são mais tão eficazes na remoção da placa, que se não for tratada pelo dentista, a começar pela raspagem, poderá gerar subprodutos que fazem com que os tecidos adjacentes, duros ou moles, comecem a se degradar.

Este tipo de doença, em casos mais avançados, pode afetar e infectar a raiz dos dentes. Quando isso ocorre, o dente pode ficar solto e começar a incomodar o paciente, fazendo-se necessária uma cirurgia. O paciente deve passar por uma terapia inicial em consultório para tratar as bolsas periodontais por meio de raspagem e alisamento radicular.

Como é feita a raspagem

Para efetuar a remoção da placa, tártaro e resíduos alimentares abaixo da linha da gengiva, o dentista utiliza um aparelho ultrassônico e, manualmente, faz a raspagem e o alisamento da raiz para eliminar a doença.

A raspagem e o alisamento geralmente são concluídos em duas ou até quatro sessões, a depender do alcance da doença. O profissional dentista saberá explicar melhor as práticas corretas de higiene bucal para que o paciente possa fazê-lo em casa.

Por isso, é importante manter as consultas regulares a seu dentista, pois, no estágio inicial da doença, ela pode ser tratada antes que se torne um problema muito mais sério. Se o seu caso for mais grave, será necessário realizar um tratamento no consultórioodontológico.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

 

Dente do juízo, terceiro molar, dente do siso: muitos nomes, um só problema

Mitos e verdades sobre a retirada do siso (os dentes do juízo)

Como ter dentes saudáveis na 3ª idade

Como arrancar o dente do seu filho: dica de uma mãe

Qual restauração dentária é melhor: prateada ou da cor do dente?

Vamos saber tudo sobre as manchas intrínsecas nos dentes

Dúvida do leitor: antibiótico estraga os dentes?