Guia dos Dentes

Conheça os instrumentais que seu dentista usa em sua boca

Por Redação Doutíssima 30/10/2013

son-6

É claro que como em qualquer profissão que está ligada à saúde do paciente, existe uma série de materiais e instrumentais que são utilizados diariamente pelos dentistas. Alguns deles são pequenos e bonitinhos, outros causam medo ou desconforto. É importante você conhecer um pouco mais sobre o que cada um deles faz e entender que nenhum deles vai lhe machucar. Vamos conhecer melhor os instrumentais, aparelhos, produtos e equipamentos que seu dentista usa em sua boca.

São vários os instrumentos e muitos deles afiados mas você pode ficar tranquilo que nada vai lhe fazer mal ou causar dor. Se for necessário algo mais invasivo, o dentista vai lhe aplicar anestesia e você não vai sentir nada. Barulhos e cheiros são mais “dolorosos” que a utilização dos instrumentais na boca. Vamos falar sobre alguns deles hoje a ao longo do tempo, voltaremos a conversar sobre todos os nossos instrumentais odontológicos. Não vamos nos fechar muito nas classificações e nomenclaturas e englobarei todos eles como instrumentais como algo que tem no consultório do dentista.

Sondas exploradora: ganchos de metal que o dentista usa para verificar se há cáries e outros problemas nos dentes e gengivas. Também conhecido como um “explorador”, a sonda milimétrica mede a profundidade das bolsas nas gengivas para verificar se há doença gengival. São bem pontiagudas mas não vão lhe fazer mal. Não fique com medo quando olhar na mão do seu dentista um objeto bem fino de metal com a ponta bem fina e perfurante, ela serve para explorar e não para lhe espetar. Faz parte do que chamamos de kit clínico do dentista e tem o espelho clínico e uma pinça, sempre ao seu lado.

son-7

Sugador: É um tubo curvo, que remove saliva da boca de um paciente, sugando. É muito usado pelo dentista, principalmente em tratamentos mais longos ou pacientes que salivem em excesso. Os dentistas também utilizam algodão para remover o excesso de saliva do paciente. A máquina que faz a sucção normalmente é bem barulhenta e pode assustar.

son-2

Brocas diversas do dentista: São usadas para os mais diversos tratamentos. O que você precisa entender é que ela vai ser usada dentro do dente e não vai lhe ferir, se o dentista sentir que ela pode lhe causar dor, você será bem anestesiado e não sentirá nada. São pequenas pontas metálicas com corte que giram em velocidade variada e com isso, cortam o que o dentista quiser. Essas brocas se associam a diversos outros instrumentais do dentista.

son-3

Equipamento de raio-x: O raio-x é uma ferramenta indispensável para os dentistas que querem detectar problemas nos dentes ou gengivas que não são facilmente visíveis em um exame clínico. Serve para o diagnóstico ou acompanhamento do caso e são utilizados nos mais diversos tratamentos. As máquinas são portáteis e podem estar presas na parede ou ter um pé. Super práticas e com resultado na hora. Em clínicas especializadas em radiologia, a variedade é bem maior de máquinas e tipos de radiografias e tomografias mas isso é uma outra conversa.

son-4