Guia dos Dentes

Acabando com as dúvidas sobre fio dental

Por Redação Doutíssima 14/08/2013

Portrait of beautiful woman with dental floss

A escovação bem realizada já ajuda muito para que você tenha uma ótima saúde bucal mas existem espaços que a escova não consegue limpar e é nesses espaços que precisamos utilizar outras técnicas como:

– Fio dental.

– Enxaguante bucal

– Fita dental

– Waterpik

fio-2

Infelizmente, cada uma dessas técnicas tem uma série de detalhes que são muito importantes e precisam ser fixados para usar por uma vida toda de forma correta. O problema está que muitos pais aprendem errado, fazem errado a vida toda e ensinam errado para seus filhos e com isso o errado se propaga.

Estou aqui para que você possa conferir o que sabe e se estiver preparado, aprender um pouco mais.

Hoje o dia é do fio dental. Por mais que pareça um artefato extremamente simples, ele precisa de muita habilidade e paciência para ser bem executado e ai está o problema. Poucas pessoas tem essas duas habilidades todos os dias por todos os anos de sua vida.

MINOLTA DIGITAL CAMERA

A técnica do fio dental consiste em:

– O principio é simples, o fio vai entrar entre cada dente (todos os dentes) e limpar. Só que para limpar você precisa fazer movimentos de vai-e-vem como se tivesse esfregando a região entre um dente e outro, de cada dente.

Retire um pedaço grande de fio dental, não precisa economizar. Isso é muito importante. A escolha do dedo é muito importante, siga a figura abaixo ou faça adaptações de acordo com a sua psicomotricidade.

fio-3

– O fio dental entra com delicadeza entre os dentes, para não machucar a gengiva.

fio-4

– Quando o fio dental está entre os dentes, você vai limpar primeiro um lado e depois o outro fazendo os movimentos de vai-e-vem.

fio-7

– Lembro que o fio usado não deve ser passado várias vezes em dentes diferentes senão vai jogando bactérias de um lugar em outros dentes. Sempre use um pedaço de fio dental novo em cada dente. Vá puxando o fio a cada troca de dente.

– Acabando o uso do fio dental você pode então fazer uso de bochecho com antisséptico bucal ou mesmo com água.

O uso do fio dental é diário, 1 vez ao dia e pode ser antes ou depois de escovar, você escolhe. Eu recomendo a utilização do fio dental antes da escovação.

fio-1

Atenção aos pacientes que usam próteses ou aparelho ortodôntico. A técnica precisa ser modificada e pode-se facilitar a utilização do fio dental com acessórios como o “passa fio” ou escovar interdentais. Consulte seu dentista.

fio-8

Compre o fio dental de acordo com seus critérios de agradabilidade. Tem vários gostos e espessuras.