Relacionamento

Divórcio: um a cada três ocorre devido aos choros noturnos dos bebês

Por Redação Doutíssima 30/10/2013

21out_maes_choro

Todos sabemos que existem inúmeras razões que podem levar um casal a optar pelo divórcio, mas pesquisadores descobriram que um em cada três divórcios tem como maior culpado o choros noturnos dos bebês. Isso ocorre, em resumo, devido à falta de sono, pois acredita-se que ela tem um enorme impacto sobre a relação de um casal. Pelo menos, foi o que constatou uma equipe de cientistas americanos da Universidade de Berkeley, na Califórnia, em um estudo sobre o assunto feito recentemente.

Em média, segundo esses especialistas, os adultos necessitam de ao menos 5 horas de sono sem interrupção para serem eficazes durante o dia. Um número que, certamente, pode variar de acordo com cada indivíduo. Por exemplo, três horas de sono podem ser o suficiente para alguns, enquanto outros necessitam de ao menos oito horas para estarem em plena forma quando acordam na manhã seguinte.

E quando o sono de um casal é interrompido e perturbado todas as noites pelos diversos choros de um recém-nascido, é ainda mais difícil de evitar as tensões. O problema geralmente começa quando a pessoa, cansada, que não teve horas o suficiente de sono na noite anterior, vai trabalhar cansado no dia seguinte, se estressa no trabalho. Chega em casa e desconta o estresse na família. A outra parte do casal passou pelo mesmo tipo de irritação por não estar suficientemente descansado. É aí que o furacão começa a entrar em atividade, a esquentar negativamente os ânimos e a lançar lavas para todos que estão em volta.

cryingO canal de televisão britânico Channel 4, através da sua emissão “Bedtime Live”, se questionou sobre o impacto da chegada do novo bebê na família. De uma forma ou de outra, o bebê se torna o centro das atenções e muitos de nós não estamos preparados para tal depreendimento e total entrega a esse pequeno ser que acaba ocupando todo o tempo dos novos papais e mamães, mas também o coração da família que o recebe.

O programa televisivo britânico tentou entender, com a ajuda de inúmeros psicólogos e especialistas em distúrbios do sono. Assim, para estar prontos para dormir uma noite inteira, 11% dos jovens papais e mamães confessaram ter fingido que estavam dormindo enquanto o bebê chorava para evitar de ter que se levantar.

De acordo com essa pesquisa, 30% dos divórcios seriam devidos aos choros noturnos dos bebês. Mas tenha paciência pois, um dia ou outro, o novo bebê vai parar com a choradeira e toda a família poderá dormir tranquilamente a noite inteira.