Você pode ajudar seu filho a dormir sozinho simplesmente criando um ambiente propício para que o sono venha naturalmente. Se você esperar o momento certo, geralmente entre 3 e 6 meses e prestar atenção no ambiente na hora dele dormir, será possível conseguir que seu bebê adormeça por conta própria. Veja como conseguir:
Como ajudá-lo a adormecer sozinho?
Devemos preparar o terreno, estabelecendo dois elementos básicos:
1. Os horários regulares de sono, para iniciar o relógio interno do seu bebê. Assim, ele vai naturalmente sentir-se cansado em horários regulares.
2. Um ritual para a hora de dormir, para que ele entenda que chegou o momento. Trata-se de fazer atividades que tranquilizam, como um banho quente, e uma vez que ele estiver na cama, uma história, uma canção, um abraço e um beijo. Quando o ritual estiver completo, coloque seu bebê sonolento na cama. Ele ainda não estará dormindo, mas a maioria dos bebês vai dormir sem desafios. Para outros, vai demorar mais tempo, especialmente para as bebês mais velhos, que foram acostumados anteriormente a dormir com auxílio da alimentação (mamadas) ou nos braços .
Você pode fazer de uma só vez, deixando-o com um “Boa noite” e esperando atrás da porta, para olhá-lo de vez em quando. Ou você pode ir por etapas: à princípio, você permanece sentado ao lado de sua cama, e gradativamente vá se afastando mais ao longo dos dias (um dia, fique no meio do quarto, no dia seguinte já fique perto do porta).
Se o seu bebê tem o hábito de dormir durante a amamentação ou em seus braços, ele vai ter que ser acordado suavemente antes ser posto no berço. Ou, se você vir que ele começa a ficar sonolento durante a mamada, diminua a refeição e inicie o ritual da hora de dormir.
E se o meu bebê não conseguir?
Vai ser preciso recuar e tentar entender o porquê. Talvez seja porque ele é ainda muito pequeno e não tem a capacidade de acalmar a si mesmo (como os bebês de três meses, que ainda não engatinham). Nesse caso, espere alguns dias, semanas ou mesmo meses antes de tentar novamente.
Talvez ele esteja muito cansado e muito irritado para gerenciar seu sono sozinho. Tente colocá-lo na cama mais cedo. Por fim, analise a situação, você realmente dá a ele a oportunidade de adormecer sozinho ou você corre para o quarto dele para consolá-lo quando ouve o menor ruído?