Filhos > Gravidez e Filhos

Saiba o que não pode faltar na bolsa do bebê

Por Redação Fortíssima 02/04/2016

Quando você é mãe, a bolsa do bebê é a salvação para todos os problemas que surgem enquanto está longe de casa. Não é à toa que, na hora de arrumar tudo, bate aquela dúvida: afinal, o que levar?

Passar alguns poucos minutos na rua com uma criança pode revelar necessidades que você sequer imaginava que poderiam existir. A alternativa é manter tudo sempre organizado e pronto para uma saída de emergência.

Bolsa de bebê

Certifique-se de manter a bolsa sempre pronta. Foto: iStock, Getty Images

Itens indispensáveis na bolsa do bebê

Na hora de fazer o enxoval do bebê, lembre de adicionar à lista uma bolsa grande e cheia de compartimentos. Muitas mamães podem focar em estilo e aparência, mas o importante é a funcionalidade desse item. Ela precisa ser fácil de abrir e permitir que tudo seja encontrado sem esforço.

É claro que você não precisa levar a casa inteiro dentro da bolsa e carregar peso desnecessário. Porém, é preciso estar preparada para qualquer tipo de acontecimento. Veja alguns itens que não podem faltar:

Fraldas

Uma das necessidades mais óbvias, mas quantas você deve levar? Isso depende do tempo que vai estar fora de casa e quantos anos o seu bebê tem. Procure pensar em uma fralda para cada duas horas que estiver na rua, para ficar tranquila.

Lenços umedecidos

Eles são uteis por diversas razões. Ótimos para a limpeza de suas próprias mãos antes e depois de trocar a fralda, também são importantes para limpar o bumbum do bebê. Procure sempre usar pacotes, que são mais leves para carregar.

Pomada ou creme para assaduras

É uma boa ideia transportar um tubo de pomada ou creme para usar como camada de proteção, ajudando a prevenir as assaduras e deixando a criança mais confortável para aproveitar o passeio.

Trocador

A maioria das bolsas já vêm com ele, mas vale conferir se ele está presente e não sair de casa sem – especialmente se estiver indo a algum lugar que não possui lugar apropriado para trocas. Procure um que seja de material impermeável, geralmente mais higiênico.

Toalhinha

Leve sempre uma ou duas toalhinha. Elas servem para limpar refluxo, a própria saliva ou restos de comida que ficaram acumulados no rosto. Ou seja, é uma peça bastante versátil.

Cobertor

Nunca se sabe quando o tempo pode mudar. Por isso, tenha sempre um cobertor leve para esse tipo de acontecimento. Ele também deixa qualquer soneca mais confortável para o bebê.

Roupa

É interessante ter uma roupa extra dentro de sua bolsa, já que o seu bebê pode acabar se sujando. Dessa forma, você conseguirá resolver o problema sem qualquer estresse.

Outros itens importantes

Depois de colocados os itens indispensáveis, é possível pensar em extras. Por exemplo, pode ser interessante levar o brinquedo favorito do seu pequeno, uma chupeta e um kit com mamadeira e leite, se ele já não se alimenta com leite materno.

É importante também levar protetor solar e chapéu. Afinal, você precisa protegê-lo contra raios solares que podem ser extremamente nocivos para a pele sensível da criança, sobretudo se sair ao ar livre. Aliás, segundo pesquisadores da Universidade de Miami, dos Estados Unidos, os pais não têm oferecido proteção solar adequada a seus filhos.

De acordo com o levantamento elaborado, dos 95 pais entrevistados, apenas cerca de 15% seguiam as recomendações para segurança do sol em lactentes. Além disso, somente 43% deles usava rotineiramente um chapéu para proteger seu pequeno.

E você, o que costuma levar na bolsa do bebê? Deixe um comentário! E não esqueça de compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!