Problemas bucais são comumente causados quer por infecções fúngicas, virais ou bacterianas. Os problemas são mais prováveis de ocorrer em pessoas com danos no sistema imunológico como no caso dos pacientes diagnosticados com HIV positivo.
Nesses casos, não adianta só tratar especificamente o HIV, é necessário fazer tratamentos específicos como no caso do dentista que pode diminuir consideravelmente as dores bucais do paciente tratando as doenças bucais que acometem a boca do paciente bem como, realizando a prevenção das mesmas.
Consultas regulares ao dentista podem prevenir doenças graves na cavidade bucal, além de escovar diariamente os dentes após cada refeição e usar fio dental pelo menos uma vez ao dia. O uso de antissépticos bucais sem álcool pode ser indicado pelo seu dentista para complemento de escovação.
Os problemas bucais mais comuns em pacientes HIV positivo são:
– Boca seca e as glândulas salivares fora do tamanho normal. A xerostomia pode ser associada à doença salivar associada ao HIV que faz com que as glândulas salivares inchem. Mascar chiclete sem açúcar pode ajudar a boca seca.
– Úlceras na boca ou aftas são feridas dolorosas nas gengivas, língua ou garganta que vão dificultr bastante o dia-a-dia do paciente e com isso, gerar uma série de problemas secundários. Utilizar medicamentos tópicos pode facilitar bastante a vida do HIV positivo.
– A candidíase provoca manchas de coloração esbranquiçada na boca mas pode variar de acordo com a localização da lesão. Vários medicamentos anti-fúngicos são eficazes contra a candidíase oral.
– O câncer de boca ou de garganta é tipo em alguns trabalhos científicos como mais predisponentes em pacientes como o HIV positivo.
– A Leucoplasia pilosa oral provoca manchas brancas, com pequenas saliências semelhantes a cabelos, que normalmente ocorrem no lado da língua, é causada pelo vírus de Epstein-Barr, e pode ser tratada com drogas anti-HIV.
– Gengivites são causadas por bactérias na placa dental. Antibióticos e anti-sépticos bucais podem combater a infecção, bem como reforça a necessidade de acompanhamento periódico com o dentista.
– Herpes que são pequenas lesões dolorosas nos lábios ou na boca, pode demorar até algumas semanas para cicatrizar. Os medicamentos ajudam bastante como o aciclovir é o que aconselho para meus pacientes
Cuidar de seus dentes e gengivas é importante para todos. Isso inclui escovar os dentes, comer uma dieta saudável, não fumar ou mascar tabaco e ter consultas regulares com o dentista, bem como falar com seu dentista tudo que está sentindo e não ficar envergonhado na hora de fazer perguntas mais indiscretas; seu dentista está preparado para todas as suas dúvidas e necessidades de tratamento.