Guia dos Dentes > Saúde

Aprenda como fazer uma pasta de dente natural

Por Redação Fortíssima 30/05/2016

A sabedoria popular é utilizada em favor da beleza há milênios. Afinal, quando não havia alternativas mais tecnológicas, ingredientes caseiros cumpriam bem com o propósito de manter a vaidade em dia. Atualmente, há quem ainda prefira apostar em soluções caseiras como a pasta de dente natural, a exemplo da apresentadora Bela Gil.

Especialista em nutrição ayurvédica, Bela divide opiniões quando o assunto são suas receitas com ingredientes frescos, como o desodorante caseiro. Nas redes sociais, ela revelou que costuma fazer sua higiene bucal a partir de cúrcuma – planta herbácea da família do gengibre – que traria benefícios anti-inflamatórios, além de ser livre de químicos.

Pasta de dente natural

Ingredientes naturais são livres de químicos. Foto: iStock, Getty Images

Confira 2 receitas de pasta de dente natural

Se você também é adepta de alternativas caseiras, vale a pena conferir algumas receitas de pasta de dente natural – ainda que seja para utilizar eventualmente. Além da cúrcuma, é fácil encontrar outros ingredientes para a composição.

  1. Pasta de dente à base de aloe vera

Conhecida também como babosa, a planta tem propriedades curativas e costuma ser usada no tratamento de cicatrizes e queimaduras. Para quem sofre de gengivite, ela também tem serventia se incluída na escovação dentária.

A receita é simples: basta misturar duas colheres de sopa de gel de aloe vera – que pode ser encontrado facilmente em farmácias ou lojas especializadas – com duas gotas de óleo essencial de hortelã-pimenta. Depois, é só mergulhar a escova de dentes ali e higienizar a boca como de costume.

  1. Pasta de dente à base de óleo de coco

As propriedades do óleo de coco ajudam a garantir dentes mais brancos. Quando o ingrediente é acrescentado à argila bentonítica, que atua no fortalecimento dentário e auxilia na remoção da placa bacteriana, constitui uma ótima pasta natural.

Para fazer a receita, basta misturar quatro colheres de sopa de óleo de coco e três colheres de sopa de água filtrada, acrescentar meia colher de chá de sal marinho e algumas gotas de óleo essencial de hortelã-pimenta. Mexa bem e, por fim, adicione a argila até que a mistura fique consistente.

Cuidados com as pastas naturais

A escolha por aderir ou não ao uso de uma pasta de dente natural é muito particular. Mas nem todos os especialistas recomendam essa prática. O dentista Luciano Teodoro Eleotério explica que o uso de algumas substâncias pode até causar problemas no futuro.

“A cúrcuma, por exemplo, não tem nenhuma comprovação científica de que traz benefícios para a saúde bucal. Além disso, o flúor, na quantidade certa, é necessário para a estrutura dentária”, aponta. Como as receitas naturais não contêm o ingrediente, não são tão eficazes no endurecimento do esmalte dentário.

Para Eleotério, é preciso ter cuidado com as fórmulas milagrosas que aparecem por aí. Afinal, o dentista é o profissional habilitado para fornecer as orientações corretas quando o assunto é a saúde bucal.

E você, utilizaria a pasta de dente natural? Deixe um comentário.