Guia dos Dentes

Aparelho dental ferindo? Cera ortodôntica nele

Por Redação Doutíssima 14/11/2013

cer-1

Tivemos uma conversa há algum tempo atrás sobre a utilização de cera ortodôntica, dentre outras dicas, para aliviar os ferimentos causados pelo aparelho ortodôntico. Temos que entender que é uma reação normal do organismo que está sendo agredido por algo novo e com potencial agressor, mesmo sendo preparado para ferir o mínimo possível. Aos poucos, a própria mucosa vai “engrossando” um pouco com as cicatrizações e isso vai lhe dar uma defesa natural temporária. Alguns pacientes tem feridas mais severas e que precisam de ajuda; nessa hora que podemos usar vários produtos e um deles é a cera ortodôntica.

cer-3

A matéria prima dessas ceras ortodônticas, normalmente baseia sua composição tendo como base materiais como a cera de abelha, a carnaúba ou a parafina. Percebo dificuldade tanto em alguns pacientes como em alguns leitores na técnica de colocação da cera ortodôntica e é sobre isso que vamos falar agora. O passo-a-passo seria:

cer-4

– Lavar bem a mão e a boca, principalmente o local para remover possíveis gorduras ou sujeiras da região. Peque uma pequena porção de cera e prepara uma bolinha com os dedos.

– A cera fica morna e fácil de modelar quando você enrola com os dedos por alguns segundos.

– A parte complicada é apertar a bolinha de cera sobre a peça do aparelho que está ferindo de forma que tenha força suficiente para que a cera se grude na peça mas com força não tão grande pra que ela não fique muito fina ou rasgue. Isso requer treino e você vai ter tempo para isso.

– A cera vai recobrir toda a peça e proteger a região enquanto a ferida melhora. Com o tempo a cera se solta sozinha e você vai precisar reaplicar até que a ferida melhore.

– Pode comer com a cera, ela vai ajudar a se alimentar sem dor. É bom que ela se solte ao longo da alimentação e com isso, você vai poder escovar bem a região após a alimentação e remover todo o resíduo de cera que aumenta as chances de acúmulo de substâncias prejudiciais, caso se mantenha preso no aparelho por muito tempo.

cer-5

Lembro sempre que esse material é feito para ser utilizado com ferimentos mais significativos. Pacientes com pequenas dores ou ferimentos pequenos devem evitar para não prejudicar a saúde bucal. Não aconselho para todos os meus pacientes e fico de olho nos que receito a cera ortodôntica. A higiene bucal deve ser intensificada na região que o paciente faz uso da cera ortodôntica ou você vai trocar o ferimento bucal por uma cárie ou uma inflamação na gengiva.