Guia dos Dentes

O que evitar na alimentação para não quebrar o aparelho

Por Redação Doutíssima 15/11/2013

???????????????????????????????

Um dos tratamentos dentro da odontologia que mais cresce na população é a colocação de aparatologia ortodôntica. O aparelho dental é utilizado pelos mais variados motivos, desde pacientes que realmente precisam dos mais diversos tipos de tratamento até pacientes que utilizam aparelho por um fator mais estético. Um dos pontos mais importantes é o paciente se conscientizar que tem que tomar alguns cuidados para que o tratamento com o aparelho seja tranquilo e sem muitas dores e para isso, um cuidado que todo paciente deve ter é com a alimentação para não quebrar o aparelho.

Muitos pacientes não conhecem os alimentos que podem ou não fazer uso durante o tempo de aparelho ou mesmo os alimentos que pode utilizar mas que tem que tomar certos cuidados. Vamos conversar mais um pouco sobre esse assunto que sempre gera muitas dúvidas nos pacientes.

comer-4

Quais os alimentos que você deve evitar ao máximo, principalmente no início do tratamento?

No início do tratamento você ainda está se acostumando com as peças nos dentes e encostando nos lábios, bochechas e língua e o mais indicado é fazer uso de alimentos mais moles e fáceis de mastigar. Evite alimentos como:

– Farinhas mais grossas.

– Carnes duras como de churrasco. Se tiver que comer, cortar bem pequeno e evitar comer carne como em espetinho.

– O paciente não deve comer frutas como maça ou pera sem cortar previamente com o auxílio de uma faca. Evitar também frutas que possam dificultar a limpeza dos dentes como a manga. Quanto mais a fruta for difícil de limpar entre os dentes, mais você vai ter que mexer e isso aumenta as chances de quebrar algo.

– Cuidado com lanches de rua como sanduíches ou pizzas. Esse tipo de alimento tem que ser cortado bem pequeno e nada de ficar comendo com a mão e rasgando em pedaços como fazemos normalmente. Paciente com aparelho precisa comer lentamente e sempre utilizar garfo e faca para cortar em pedaços.

– Nem pensar em roer osso.

comer-1

O que o paciente precisa ter é bom senso e entender que o aparelho é muito bem colado nos dentes mas requer cuidados para que possa durar todo o tempo de tratamento.

comer-2

Alguns pacientes não se comprometem como deviam com as manutenções mensais e faltam. Isso também vai causar problemas tanto na eficiência do tratamento com causando quebras no aparelho.

comer-3

O paciente que tem cuidados no dia-a-dia, se alimenta corretamente e não falta nas manutenções, raramente vai ter problemas ao longo do tratamento.