Guia dos Dentes

O efeito das drogas nos dentes

Por Redação Doutíssima 19/11/2013

drogas-1

Sempre me preocupei com o tratamento dental de pacientes que fazem uso constante de drogas pesadas, os famosos dependentes. Infelizmente ou felizmente, por ter tido um contato muito grande com a ortodontia, não consegui uma maior atuação no tratamento desse tipo de paciente. As drogas destroem a cavidade bucal como um todo, deixando o sistema em colapso e o fator estético extremamente comprometido. Vou falar um pouco sobre as drogas mais conhecidas e suas características, citadas no site do info escola de algum tempo atrás mas que vem com informações bem atuais. As drogas se dividem da seguinte maneira:

drogas-6

Drogas Naturais

– Maconha: uma das drogas mais populares, a maconha é consumida por meio de um enrolado de papel contendo a substância. É feita a partir da planta Cannabis sativa. Existe a variação chamada Skunk, com um teor de THC bastante elevado, bem como o Haxixe.
– Ópio: droga altamente viciante, o Ópio é feito a partir da flor da Papoula. Os principais efeitos são sonolência, vômitos e náuseas, além da perda de inteligência (como a maioria das drogas). Opiáceos: codeína, heroína, morfina, etc.
– Psilocibina: é uma substância encontrada em fungos e cogumelos, a Psilocibina tem como principal efeito as alucinações. Também é utilizada em pesquisas sobre a enxaqueca.
– DMT – Dimetiltriptamina: A principal consequência do seu consumo são perturbações no sistema nervoso central. Utilizada em rituais religiosos.
– Cafeína: é o estimulante mais consumido no mundo – está no café, no refrigerante e no chocolate.
– Cogumelos Alucinógenos: alguns cogumelos, como o Amanita muscaria podem causar alucinações.

drogas-2

 

Drogas Sintéticas

– Anfetaminas – Seu principal efeito é o estimulante. É muito utilizada no Brasil por caminhoneiros, com o objetivo de afastar o sono e poder dirigir por longos períodos.
– Barbitúricos – Um poderoso sedativo e tranquilizante, causa grande dependência química nos seus usuários.
– Ecstasy – Droga altamente alucinógena, causa forte ansiedade, náuseas, etc.
– LSD – Outro poderoso alucinógeno que causa dependência psicológica.
– Metanfetamina – Era utilizada em terapias em muitos países, mas foi banida pelo uso abusivo e consequências devastadores da droga.

drogas-3

Drogas Semi-Sintéticas

– Heroína – A heroína é uma das drogas mais devastadores, altamente viciante – causa rápido envelhecimento do usuário e forte depressão quando o efeito acaba.
– Cocaína e Crack – A cocaína é o pó produzido a partir da folha de coca, e o crack é a versão petrificada dessa droga. Altamente viciante, deteriora rapidamente o organismo do drogado, causando também perda de inteligência, alucinações, ansiedade, etc.
– Morfina – É uma droga utilizada principalmente para o alívio de dores em todo o mundo. Também causa dependência química nos seus usuários.
– Merla – droga produzida a partir da pasta de coca.”
drogas-4
Não brinque com as drogas: a brincadeira pode não ter fim. São diversos os efeitos bucais causados por elas e as fotos falam por contra própria.