Guia dos Dentes

Segurança do clareamento dental depende de orientação especializada

Por Redação Doutíssima 18/06/2014

Um clareamento dental eficiente depende, basicamente, de um diagnóstico correto e de procurar um profissional altamente especializado, para o qual a segurança do clareamento dental será sempre tida como fundamental.

Métodos de segurança do clareamento dental

O clareamento dental tem recebido, cada vez mais, interesse por parte dos pacientes. No entanto, a sua eficácia é questionada de forma constante, sob a alegação de que pode até fazer mal aos dentes ou, ainda, trazer prejuízos importantes ao esmalte dental. Na dúvida, é sempre bom estar bem informado quanto aos métodos utilizados para ter segurança do clareamento dental.

Clareamento dental tem seus prós e contras: discuta o assunto com seu dentista. Foto: Shutterstock

Clareamento dental tem seus prós e contras: discuta o assunto com seu dentista. Foto: Shutterstock

Ainda que esteja em curso uma popularização do clareamento, é mais que necessário que ter e mente que o acesso ao tratamento tem seus prós e contras. De forma inicial, é preciso considerar que um número cada vez maior de pessoas terá acesso a ao clareamento. Contudo, as chances de insucessos serão maiores, visto que é um procedimento técnico que exige grande dedicação por parte dos profissionais, sem deixar de lado a segurança do clareamento dental.

Eficácia e segurança do clareamento dental

Quanto aos resultados do procedimento, é possível considerar que, dentre as técnicas indicadas por dentistas, todas são bastante eficazes. Isto porque, sem exceção, elas utilizam o mesmo princípio: a utilização do agente clareador à base de peróxido de hidrogênio. O diferencial será apenas a quantidade concentrada.

O único inconveniente apontado por pacientes é com relação à sensibilidade totalmente reversível após o término do tratamento, além de outros pequenos sintomas clínicos. No entanto, o clareamento é considerado como uma técnica conservadora, devendo-se apenas ter o cuidado de optar pela segurança do clareamento dental.

Riscos ameaçam segurança do clareamento dental

Cabe lembrar que o clareamento dental eficiente depende de diagnóstico correto e de profissional altamente especializado, que poderá garantir a segurança do clareamento dental. A profissional poderá alertar que o mais importante é o diagnóstico clínico, sendo também o maior responsável pelo sucesso de cada caso.

Isso se explica porque o diagnóstico depende do tipo de mancha dos dentes. E é a partir daí que se pode indicar a melhor técnica para solucionar o problema em específico.

Um clareamento pode ter desde uma única sessão de até seis meses de tratamento. Em muitos casos, ele funciona apenas como coadjuvante, ou seja, onde é preciso harmonizar cores ou iluminar o sorriso, completando com outros tratamentos como restaurações e facetas.

Produtos afetam segurança do clareamento dental

Os produtos vendidos em farmácias e supermercados não são vistos com bons olhos pelos dentistas, que veem com dúvidas a segurança do clareamento dental nestes casos.

A alegação é de que as pessoas que irão usá-los, de forma geral, não conhecem o procedimento a ser seguido, o que resulta em casos frequentes de insucesso e também efeitos colaterais desagradáveis.

É de suma importância esclarecer que as técnicas de clareamento a laser e LED, tão difundidas nos dias de hoje, são apenas um resgate de uma das mais antigas técnicas de clareamento utilizadas nos consultórios. Não se pode afirmar, contudo, que esses processos simplificam e encurtam o tratamento, pois algumas pesquisas realizadas até o momento divergem com relação ao tema.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

 

Dente do juízo, terceiro molar, dente do siso: muitos nomes, um só problema

Mitos e verdades sobre a retirada do siso (os dentes do juízo)

Como ter dentes saudáveis na 3ª idade

Como arrancar o dente do seu filho: dica de uma mãe

Qual restauração dentária é melhor: prateada ou da cor do dente?

Vamos saber tudo sobre as manchas intrínsecas nos dentes

Dúvida do leitor: antibiótico estraga os dentes?