Clínica Geral > Especialidades

Você sabia que os sonhos ajudam a manter a memória em dia?

Por Redação Doutíssima 03/06/2014

Que dormir é tudo de bom, todo mundo sabe, mas os benefícios desse momento relaxante vão além do que imaginamos. Um deles aponta para o fato de o sono ter quatro fases que liberam hormônios que consolidam a memória. E o mais incrível: os sonhos ajudam a manter a memória.

Durante o tempo em que dormimos, o corpo, além de poupar energia, restaura tecidos e ganha massa muscular. Cada fase do sono é responsável por uma atividade diferente, seja a liberação de hormônios, seja a consolidação da memória e do aprendizado. Vem daí a afirmação de que os sonhos ajudam a manter a memória, pois é nesta fase que ela é consolidada.

Sonhos são uma das fases do sono que libera hormônios que consolidam a memória. Foto: Shutterstock

Sonhos são uma das fases do sono que libera hormônios que consolidam a memória. Foto: Shutterstock

Como os sonhos ajudam a manter a memória

Podemos observar no dia a dia que quando temos um nível baixo de estresse e sonhamos moderadamente, conseguimos reter mais memória. Vem daí a ideia de que os sonhos ajudam a manter a memória. Quando ao contrário, ficamos muito estressados e não sonhamos, o resultado é exatamente o oposto.

Estudos comprovam que os sonhos ajudam a manter a memória e que se revelam como um sinal de que o cérebro, embora adormecido, permanece trabalhando com memórias em diferentes níveis. Além disso, ele inclui formas que terão um impacto direto na melhoria da execução de tarefas aprendidas.

Pode-se dizer que os sonhos têm relação com a prática da ginástica cerebral. Se, entre uma noite e outra de sono bom, uma pessoa praticar exercício para o cérebro, ela terá bom desempenho nas atividades do dia a dia. E não basta se dedicar em sala de aula, pois, para aprender mais e obter bons resultados, o cérebro precisa estar desperto e os neurônios precisam ser ativados.

A queda rápida de temperatura corporal que se dá após o término da atividade também faz com que a pessoa pegue no sono mais facilmente. E uma das características da fase inicial é justamente a queda da temperatura, que provoca sonolência. Tudo isso comprova que os sonhos ajudam a manter a memória, por isso, cuide deles com carinho.

Importância de dormir bem

Já que os sonhos ajudam a manter a memória, este é mais um motivo para que você duma bem. Sempre que uma pessoa acorda durante a noite, ela volta ao estágio inicial do sono. Isso pode interferir em alguns processos que só ocorrem na fase mais profunda, denominada de REM (sigla em inglês para “movimento rápido dos olhos”), como quando ocorre um esforço mental muito grande.

Já no início da manhã, o corpo encerra a liberação do hormônio do crescimento e passa a produzir o hormônio cortisol, que controla inflamações, alergias, estresse, e ajuda a manter a estabilidade emocional. Outros hormônios desprendidos são a melatonina, a adrenalina, o TSH, estimulador da tireoide e tem um pico no início do sono, e a noradrenalina, que favorece o sono mais intenso.

As pessoas só se lembram do sonho quando acordam sonhando, por isso, em estudos sobre sonhos, elas são despertadas na fase REM. Um indivíduo normal sonha de quatro a cinco vezes por noite. Já quando alguém se exercita, o cérebro libera várias substâncias que melhoram a qualidade do sono. Dentre elas, estão a endorfina e a dopamina, que dão sensação de prazer e a serotonina, responsável por diminuir a ansiedade.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

 

Mito ou verdade: dormir bem melhora a memória

Comer para dormir melhor: Conheça os melhores alimentos contra insônia

Ficar muito tempo sem dormir pode ser sinal de sonorexia. Conheça os sintomas, causas e tratamento

Não consegue dormir? Saiba como a melatonina pode ajudar no tratamento da insônia

10 Dicas para dormir bem todas as noites

Como programar uma boa noite de sono e acordar bem disposto

Doença do sono: sintomas, causas e tratamento