Relacionamento

Como aprender a pedir desculpas e admitir seus erros

Por Redação Doutíssima 07/12/2013

tumblr_ljo00yjxHi1qhdm31o1_500

Quando uma pessoa erra na nossa frente e a mesma não admite os erros cometidos é muito fácil  culpa-la e puni-la,  mas já parou pra pensar se fosse você o errado?! Você conseguiria aceitar numa boa e pedir desculpas admitindo que está errado diante a situação?!

Algumas pessoas não! Elas tem dificuldades na hora de aceitar aquela situação,tentando maquiar, mentir ou jogar a culpa em terceiros.  No entanto, um erro pode se tornar algo sério. Pode causar danos para alguém, perder pessoas importantes e até o seu emprego, por exemplo, o seu chefe pode te testar pra ver se você irá admitir sua falha. Nessas situações, agir dessa maneira pode não ser uma opção.

Tente conversar

A primeira coisa a se fazer é  respirar e falar com o seu coração, não adianta nada resolver as coisas de cabeça quente. Depois tente se aproximar para a pessoa, dialogue e reconheça o ponto de vista do outro, você não quer conflitos, então o melhor a se fazer é abaixar a guarda.

Peça desculpas

Agora que você escutou tudo, peça desculpas, eu sei que é difícil para alguns, mas apenas fale, sem cerimônias, não adianta querer contornar a situação, assuma a responsabilidade e não se vitimize, se você chegou ao ponto de se dispor a pedir desculpas, expresse seu conhecimento a respeito da falha que cometeu. Seja claro e honesto.

Tente reparar o erro

É importante que você seja curioso, pergunte em que parte você errou, assim você saberá quais  quais foram seus erros, evitando que futuramente possa cometer os mesmos erros. Depois ofereça-se para reparar os danos, veja de que forma você pode ajudar diante ao ocorrido, se você reconhece o erro fica mais fácil achar uma alternativa para tentar achar alguma solução o mais próximo possível ao estado anterior.

Seja honesto

Uma das grandes falhas de alguns é tentar escapar do erro se explicando ou mentindo. Errou, conte o que aconteceu! Se for pra encarar o erro, encare-o agora, mesmo que isso magoe a pessoa e ela não queira mais a sua amizade, é melhor você contar agora e admitir, do que lá na frente isso virar uma bola de neve. “Não passe seu erro adiante, fique com ele.” Esse tipo de atitude pode permitir o surgimento de uma relação mais madura entre vocês.

Ah! mais uma coisa, muita gente aproveita dessa situação, além de não admitir o erro, ela tenta encobrir a situação, jogando pra debaixo do tapete e fingir que nada aconteceu, afinal é ninguém vai saber mesmo, não é? Esse tipo de atitude não irá resolver os problemas,melhor mesmo é encarar tudo de uma vez, mesmo se a situação for difícil.