Relacionamento

Fidelidade ou relacionamento aberto? Descubra qual é a sua praia

Por Redação Doutíssima 07/11/2014

Hoje, o relacionamento entre um homem e uma mulher é visto de uma forma muito diferente de décadas atrás. O conceito de fidelidade foi um que mudou bastante. Antes era um pré-requisito para qualquer casal, hoje, é negociável. A pessoa pode beijar e transar com outra pessoa sem o compromisso de ser fiel, ou até mesmo manter um chamado “relacionamento aberto” mais parecido com um namoro tradicional.

fidelidade

Sendo consensual, não há problema em manter um relacionamento aberto. Foto: iStock, Getty Images

Esqueça os preconceitos e seja honesta em relação à fidelidade

A primeira coisa que você precisa ter em mente é que, assim como as escolhas dos outros não são assunto seu, as suas também não precisam da aprovação de terceiros. Tudo isso, é claro, desde que não interfira na felicidade alheia. Sendo assim, se você e seu parceiro abriram mão da fidelidade no seu relacionamento, de modo consensual, isso só diz respeito a vocês.

Aliás, é importante mencionar isso: se você quer ter novas experiências, certifique-se de que não está machucando ninguém. Se o seu companheiro espera fidelidade e você acha, sinceramente, que esse conceito não faz sentido para você, deixe isso claro. A honestidade é regra nesse momento.

É você que decide se quer ou não abandonar a fidelidade

Agora que você já sabe que não precisa se importar com a opinião dos outros, aprenda a ser sincera consigo mesma também. Você pode muito bem aceitar a ideia de abandonar a fidelidade, mas não conseguir seguir esse pensamento na prática.

Se você quer tentar um relacionamento aberto, tenha certeza de que é isso que realmente quer, e não está apenas seguindo uma tendência de suas amigas, tentando ser moderna. De nada adianta permitir que ele saia com outras pessoas se você sente ciúmes, ou então ter encontros com outros homens e se sentir culpada.

O contrário também é verdadeiro. Há quem não compactue com o conceito de fidelidade, mas mantém um namoro apenas com uma pessoa porque a sociedade assim “exige”. Se você ama a outra pessoa e segue esse comportamento por que não quer que ela sofra, tudo bem, desde que a condição não prejudique a sua felicidade.

Esse tipo de julgamento vai caber a você. É preciso entender que cada pessoa lida com essa questão de um jeito diferente, e às vezes é melhor se aceitar do que tentar forçar uma mudança de comportamento artificial.

Como saber qual a minha praia?

Se você tem ou sonha em ter um relacionamento estável e passar o resto da sua vida com a mesma pessoa amada, está na cara que a fidelidade cai bem no seu contexto. Mas não vale dar as escapadinhas com a desculpa de que são meramente carnais, e o seu amor só pertence a ele. Traição é traição, não importa se há ausência de sentimentos mais profundos.

Mas se você gosta da pessoa com quem está, mas se sente constantemente com tédio, mesmo que vocês tentem variar a rotina a todo custo, talvez um relacionamento aberto seria a melhor opção. É claro que, como dito antes, você precisa conversar com seu parceiro antes de qualquer mudança de comportamento.