Essa conversa é mais direcionada para os alunos de odontologia ou os estudantes que querem cursar odontologia mas também vou esclarecer dúvidas de algumas pessoas sobre nossa área de atuação. Sou muito preocupado sobre a formação dos novos dentistas e os fatores que esses novos dentistas buscam para sua realização. Lembro que estou levando em conta às diferenças entre as instituições de ensino públicas e as particulares. Então vou dar algumas dicas para os futuros dentistas para tentar tornar a vida acadêmica mais tranquila e produtiva.
Dicas para aproveitar ao máximo os 5 anos de odontologia:
1- Comece o mais rápido possível atividades como estágios em consultórios, em projetos de pesquisa, em instituições que trabalham com atendimento odontológico como posto de saúde ou pronto-socorro, dentre outros.
2- A produção científica é super importante no futuro para inscrições em mestrados e doutorados. Tenha o máximo possível de artigos publicados, trabalhos apresentados em congressos, encontros , simpósios ou jornadas. É claro que publicações em revistas são as mais importantes, trabalhos publicados em anais contam um pouco e painéis são de pouco valor mas juntos podem ajudar um pouco. Para que isso aconteça, você precisa encontrar um professor que trabalha ativamente com pesquisa e publicações, ele vai lhe dar às coordenadas iniciais necessárias para que você aprenda o básico e viaje pelo Brasil ou exterior apresentando trabalhos.
3- Monitorias são muito importantes para fixar conhecimento e verificar com quais especialidades você tem afinidade.
4- Entendo que as listas semestrais de material são muito caras e você vai reparar que muitas coisas você não vai usar ou vai usar somente uma ou duas vezes. Compre os materiais realmente importantes e deixe para comprar os menos utilizados somente se precisar ou o professor pedir. Para saber o que é mais útil, converse com alunos de semestres mais adiantados que o seu e eles lhe darão o caminho das pedras. Alguns materiais você pode comprar em dupla e dividir o valor. Pesquisar em diferentes lojas é importante, alguns dão descontos bons e cobrem os valores dados por outras lojas.
5- Nunca falte aulas. Existem aulas que parecem desnecessárias mas no futuro você precisará. Tenho que admitir que muitas são pouco usadas ao longo de sua vida de estudos e trabalho mas não custa nada ir a todas para prevenir perder alguma que seja importante.
6- Escolha uma dupla que tenha muita afinidade. São alguns anos de trabalho em conjunto, partilha de materiais e normalmente de confecção do trabalho de conclusão de curso juntos. Não fique com a primeira opção, escolha bem para não se arrepender tarde demais.
Espero que esse pequeno manual para alunos de odontologia ajude. Vamos voltar a falar do assunto em próximas conversas.