Clínica Geral

Absorventes externos, internos ou coletor menstrual: qual escolher?

Por Redação Doutíssima 11/12/2013

Absorventes externos, internos ou coletor menstrual? Em matéria de proteção higiênica durante a menstruação, não existe escolha certa ou errada, o que existe é a busca pelo conforto nesta fase do mês. No entanto, algumas precauções podem ser recomendadas!

feminine_hygiene_products-2

Durante a menstruação: tampões ou absorventes?

Não existem recomendações medicais que defendem uma ou outra solução. É o conforto que deve motivar a escolha de cada mulher.

Mas atenção: durante as regras, a presença de sangue na vagina provoca um desequilíbrio do pH e da flora vaginal. Consequência: as mulheres ficam mais suscetíveis a infecções vaginais.

Isso geralmente não é muito grave, mas são estes inconvenientes que ajudam a determinar a proteção higiênica que melhor convém. Se uma dessas proteções ocasionar problemas, é melhor mudar.

Note que não existe uma regra geral: algumas mulheres reagem mal aos tampões, autras são menos tolerantes aos absorventes externos, por exemplo.

 

E sobre os absorventes e tampões perfumados?

Os perfumes contidos nas proteções íntimas tendem a aumentar o risco de irritação devido aos procedimentos químicos utilizados para proporcionar o perfume, portanto o produto desaconselhado pelos médicos, principalmente se você for propensa a ter irritações.

 

A grande novidade: o coletor menstrual!

colector

Pequeno copo em forma de sino com as bordas arredondadas e geralmente finalizada por uma pequena haste, o coletor menstrual em silicone está atraindo cada vez mais mulheres.

  • Suas usuárias apreciam o lado ecológico e econômico, pois o coletor menstrual é reutilizável.
  • O lado prático: ela se incaixa na vagina como um tampão, mas ao contrário deste último, ele não absorve o sangue, apenas o coleta. Portanto, é necessário esvaziá-lo no fim do dia. Entre cada uso, basta lavar com água para poder reutilizá-lo.
  • No entanto, no fim da menstruação, é necessário esterilizar o coletor com água fervente durante cinco minutos.
  • Os ginecologistas não têm nenhuma objeção: o coletor menstrual evita que a vagina entre em contato com o sangue, o que reduz o risco de irritações.
  • Porém, o inconveniente é que, se você tiver um fluxo muito intenso, será necessário esvaziar o coletor com mais frequência, o que não será muito prático no dia-a-dia.

 

Um pouco de bom senso para evitar as surpresas desagradáveis:

Lembre-se de lavar as mãos antes de trocar a proteção íntima.
Principalmente, se você escolheu utilizar o tampão ou o coletor mentrual.
Evite utilizar proteções que estão na sua bolsa depois de muito tempo, sobretudo se a embalagem foi um pouco prejudicada.
Se você constatar corrimentos esbranquiçados e com odores desagradáveis, consulte imediatamente o seu ginecologista.