Meios de locomoção do nosso dia a dia como andar de carro, pegar um ônibus, trem ou um taxi são atividades normais para a maioria das pessoas. Mas algumas delas só de colocar os pés em um desses meios de transporte dá um início a um turbilhão de sensações que causam, uma delas o enjoo. O que é chamado de cinetose, que nada mais é a sensibilidade do organismo ao movimento passivo, ou seja, quando o corpo está parado, mas ao mesmo tempo em movimento (uma loucura mesmo).
O que algumas pessoas não sabem é que alguns alimentos podem contribuir para evitar o enjoo,
1- Água:Dar alguns pequenos goles ao longo do dia já ajuda a manter o corpo hidratado, evita dores de cabeça que costumam vir junto com o enjoo. Mas tome cuidado, beber demais enquanto se come pode atrapalhar a digestão e ocasionar náuseas.
2- Maçã e banana: Alimentos ricos em fibras como a maçã ajudam a limpar o organismo de substâncias químicas que favorecem a náusea além de ajudar na digestão. Já a banana é um alimento recomendável para a reposição de nutriente, por exemplo: se a pessoa sofrer de enjoos ela pode apresentar algumas deficiências de nutrientes como o potássio
3- O que deve evitar antes e durante a viagem:
– Não é recomendável viajar com o estômago vazio, com ele vazio nós ja sentimos enjoo naturalmente, imagina em movimento.
– Antes e durante a viagem, coma pouco, alimentação leve, sem muitos temperos. Evite bebidas alcoólicas.
– Recomendamos um desjejum leve por exemplo com água de coco, suco de maracujá, caju ou goiaba com pouco açúcar. Pode acompanhar com biscoitos de água e sal, torradas e geleia.
– A partir do dia anterior à viagem, evite bebidas gaseificadas, comidas ricas em gordura e que fermentam, pois isso vai piorar a sensação de inchaço na barriga.
4- Enquanto estiver viajando procure evitar:
– não ler durante a viagem;
– manter a visão focada em um ponto no horizonte;
– não viajar olhando para os lados;
– manter os olhos fechados ou deitar;
– prefira bancos adequados como o banco do passageiro da frente do carro, no navio procure algum local no meio dele e no avião algum assento que fique no corredor;
– evitar refrigerantes, bebidas estimulantes ou alcoólicas, só a água mesmo, que pode tranquilamente;
– evitar fumar durante a viagem;
– quando viajar de carro, se os sintomas começarem, é melhor parar por alguns minutos até os sintomas desaparecerem ou abrir a janela para aumentar a ventilação.