Relacionamento

Como superar o ciúme nas amizades

Por Redação Doutíssima 20/12/2013

ciume

O ciúme está mais frequentemente associado com os relacionamentos românticos, mas também pode envolver as amizades. Quando a sua amiga passa algum tempo com outras pessoas ou não parece interessada em sair com você como fazia no passado, isso pode estimular sentimentos de posse e uma sensação de que alguém a está “roubando”. Isso pode envenenar uma amizade tão facilmente quanto destrói um relacionamento romântico. Para superar o ciúme, você primeiramente precisa reconhecer as emoções envolvidas, e então tomar as medidas para enfrentá-las de forma responsável.

Instruções para ter menos ciúmes

# 1 Procure os motivos específicos que desencadeiam seus sentimentos de ciúme.

Pode ser uma outra pessoa com a qual a sua amiga deseja passar o tempo, uma frase especial que ela usa ou o tipo de evento no qual você está envolvida. Uma vez que você sabe quais são os desencadeadores, pode identificar melhor as emoções subjacentes por trás deles.

 

# 2 Pergunte-se porque esta ação ou atividade faz com que você sinta ciúmes.

Sentimentos de ciúmes muitas vezes têm suas raízes em algum medo ou preocupação subjacente Pode ser o medo de perder a sua amiga, ou uma sensação de que você não é “suficientemente boa” para ela. Pode ser um sentimento de ser substituída por alguém que é “mais legal” ou “mais bonita”. Seja qual for a causa, saber o que é a ajudará a entender como os sentimentos de ciúme são desencadeados dentro de você, e qual é a necessidade especial que a sua mente está tentando compensar.

 

# 3 Pense em maneiras saudáveis nas quais você pode reduzir seus sentimentos de ciúmes.

Se a sua amiga não estiver disponível, você pode, por exemplo, passar o seu tempo com outras amigas, ou realizar passatempos que não dependem de monopolizar o tempo da sua amiga. Às vezes, você pode incluir a sua amiga, como ir a um show ou jogo de futebol com um grupo de várias amigas. Independentemente do motivo, ele deve estar vinculado com o sentimento específico subjacente ao ciúme.

 

# 4 Converse com a sua amigo em particular sobre os seus sentimentos e peça sua ajuda.

Seja franca e honesta, e fale sobre suas preocupações em vez de exigir que ela tome uma determinada ação. Quando você terminar, também permita que a sua amiga expresse seus sentimentos. Em seguida, conversem juntas sobre maneiras de reduzir seus sentimentos de ciúme sem infringir quaisquer dos seus direitos. Isso pode exigir perseverança e trabalho, mas se ela for realmente sua amiga, vai respeitar os seus esforços e ajudá-la a trabalhar seus sentimentos de ciúme. O resultado final deve fortalecer a amizade em vez de destruí-la.