Guia dos Dentes

Vamos entender melhor os tipos de restauração dental

Por Redação Doutíssima 27/12/2013

res6

Atualmente há uma grande variedade de materiais e técnicas para se realizar a restauração dental e isso é necessário devido a variedade maior ainda de quebras dentais ou formatos de cáries que precisam ser tratadas. É por isso que hoje vamos falar sobre uma classificação no que diz respeito aos tipos de restauração dental.

res5

As reparações dentais precisam acompanhar a necessidade dos pacientes e essas são inúmeras como por exemplo:

– Reparação de dentes desgastados pelos mais variados motivos.

– Dentes cariados. Nesse ponto a variedade é enorme e o dentista precisa estar preparado para isso. O paciente precisa entender que quanto maior a cárie ou a localização mais estética, o valor da restauração vai ficar maior.

– Dentes danificados.

– Dentes faltantes também poderão ser corrigidos com o auxílio das restaurações, em alguns casos.

res3

Dependendo da necessidade da restauração, o dentista vai poder escolher entre dois tipos básicos de restauração dental, de acordo com o site da oral-b:

“- Direta: A restauração dental direta inclui colocar imediatamente uma obturação em uma cavidade dental preparada. Este procedimento pode ser efetuado em uma única consulta. Seu dentista escolhe entre diversas opções de obturações, baseando-se no tipo e a localização da obturação. Por exemplo, freqüentemente se usam ionômeros de vidro ou resina para substituições próximas à raiz do dente ou outras zonas não submetidas à pressão forte de mastigação.

res-2
– Indireta: A restauração dental indireta inclui substituições dentais personalizadas na forma de coroas, onlay ou inlay. Uma coroa cobre toda a superfície de um dente, um inlay se coloca entre as cúspides do dente, e um onlay cobre uma ou mais pontas de cúspides, inclusive parte da superfície de mastigação. Uma restauração dental indireta requer mais de uma consulta, dado que o inlay ou onlay deve ser fabricado em um laboratório. As coroas, os inlay e os onlay  podem ser fabricados de diversos materiais. Ainda se usa ouro para alguns inlay, mas para quem está interessado em ter dentes brancos, outras opções incluem porcelana e resinas de compósito da cor do dente.”

res4

Fique atento para seus dentes e evite ao máximo ter que fazer restaurações um dia mas se você não conseguir, já conhece um pouco mais sobre os procedimentos e saberá quando o dentista lhe disser que vai fazer uma restauração direta ou indireta. Ainda vamos falar sobre os tipos de resinas bem como a diferença das resinas para os amálgamas bem como muitos outros assuntos que ainda temos para conversar.