Guia dos Dentes

Técnica completa para escovar os dentes

Por Redação Doutíssima 14/08/2013

escovar-2

Hoje vamos ter uma longa conversa sobre uma das coisas mais simples da odontologia mas que muitos não fazem direito e é uma das maiores causadoras de problemas bucais, dos mais simples até os mais sérios. A escovação dentária não exige muito do paciente mas requer paciência e determinação.

Temos que entender que não basta escovar somente os dentes, precisamos escovar tudo que se encontra dentro da cavidade bucal incluindo:

– Dentes.

– Língua.

– Céu da boca.

– Gengivas.

Vou lhes dar a técnica de escovação que aconselho para meus pacientes e que acredito ser bastante eficaz. Para os pequenos, brincamos de ” trenzinho, bolinha e vassourinhas” e acredito que isso seja bem aplicável também para o aprendizado dos adultos.

Esses três movimentos vão limpar toda a sua boca e são bem simples:

– O trenzinho é o movimento de vai-e-vem na horizontal.

escovar-3

– A bolinha é o movimento circular que pega desde a gengiva dos dentes de cima até a gengiva dos dentes de baixo. Ou somente a área dos dentes de cima e depois a área dos dentes de baixo.

escovar-4

– A vassourinha é um movimento expulsatório que vem da gengiva e vai até a ponta do dente como se tivéssemos fazendo um movimento de varrer.

escovar-5

A sequência de escovação consiste então em:

– Com a boca mordendo (fechada), faça os movimentos de bolinha de um lado ao outro de toda a boca, acompanhando o sorriso. Nesse momento a escova fica entre os dentes e os lábios. Note que cada bolinha é repetida 10 vezes em cada 3 dentes e depois pode trocar para mais 3 dentes e assim segue até o final.

– O segundo movimento é abrir a boca e usar o movimento de trenzinho para escovar as regiões que usamos para morder, chamadas de oclusais. Vamos fazer 10 movimentos de vai-e-vem de cada lado. Então são feitos em 4 regiões, duas embaixo e duas em cima sendo um total de 40 movimentos de trenzinho. Nesse momento não esqueça de limpar a área de dentro dos dentes que faz contato com a língua.

escovar-1

– O movimento da vassourinha é o menos feito por meus pacientes e o que faz mais sujeira no banheiro. Ele é feito na parte de dentro dos dentes da frente, perto da língua ou perto do céu da boca e consiste em “varrer” a sujeira para fora da boca. São 10 movimentos de vassourinha na parte de baixo e 10 na parte de cima.

– Agora seus dentes já estão todos limpos e precisamos limpar a língua e bochechas. A limpeza da língua é feita com movimentos que vem da base da língua até a base, como se fosse uma vassourinha. Repetido 10 vezes e com cuidado para não enjoar.

escovar-6

Com isso você tem a técnica completa de escovação, em caso de dúvidas mande perguntas que respondo pessoalmente ou nos nossos artigos de perguntas e respostas. Tenho outros artigos sobre como escolher a escova dental ou como utilizar o fio dental e se você tiver dúvidas sobre qualquer uma dessas coisas visite nossos outros artigos aqui em nosso site.