Esporte

5 Motivos para um homem fazer ioga

Por Redação Doutíssima 31/12/2013

5yogaparahomensQue tal investir em um exercício físico diferente em 2014? A ioga é uma excelente opção. Ela combina diversos benefícios para seus praticantes, como o alivio do estresse, o fortalecimento das articulações e a prevenção de ferimentos. Contudo, quando a maioria dos homens escuta a palavra “ioga” ele imagina uma sala com apenas mulheres, provavelmente ouvindo músicas relaxantes, incensos queimando e pessoas super flexíveis em roupas de academia. O preconceito também pode passar pela crença de que esse é um exercício demasiado fácil e passivo para você.

Mas o que a maioria das pessoas não sabem é que, de acordo com um artigo publicado pelo site do jornal Huffington Post, a prática vem evoluindo e, atualmente, é possível encontrar aulas de Ioga em diferentes níveis, para pessoas extremamente inflexíveis como também para novatos.

Os  aspectos espirituais “tradicionais” ainda estão presentes na Ioga, no entanto, há também os treinos menos dogmáticos que atendem a diversos estilos de vida e trazem benefícios. E exercitar a elasticidade dos músculos também é uma exercício difícil, mas que garante um bem-estar futuro. Veja 5 motivos que indicam porque os homens deveriam apostar na Ioga como atividade física.​

 

1. Um exercício masculino: A ioga foi originalmente concebida por um homem e para homens, tendo sido praticada exclusivamente pelo público masculino durante milhares. Como atualmente existem diferentes modalidades de Ioga, com certeza você irá encontrar uma que se encaixe com as suas necessidades.

 

2. Desenvolvendo a força e o foco: Se você é um atleta, a ioga fará com que você fique mais forte e mais flexível. Ela ajuda a fortalecer as articulações, prevenindo ferimentos. Ela também irá ajustar o seu foco e a propriocepção, que é o senso da força e do movimento no espaço.

 

3. Acalmar o estresse: A ioga alivia o estresse porque possibilita uma meditação em movimento e, com isso, limpa a mente. Ela permite que você presencie o momento, reduzindo o “diálogo” mental. É verdade que uma aula de Ioga pode te deixar mais “zen”.

 

4. Programa de exercícios: A ioga é uma ótima forma de se começar um programa de exercícios. Existem muitos programas para iniciantes, especialmente para homens. Isso irá ajudar aqueles que estão desanimados ou com vergonha pela falta de habilidade.

 

5. A possibilidade de encontros: Praticar a Ioga também é uma forma barata de encontrar uma nova parceira. Sim, é verdade que as aulas de Ioga são cheias de mulheres. Porque não investir nessa aula para também conhecer gente interessante e de bem com a vida? Vai custar menos e é mais saudável do que programas como restaurantes ou bares.