Esporte

Conheça a importância da fisioterapia esportiva

Por Redação Doutíssima 19/02/2015

A fisioterapia esportiva é uma aliada importante de atletas que têm em sua rotina diária uma carga intensa de exercícios e treinos longos.

 

fisioterapia esportiva

Estilo de fisioterapia ajuda atletas a se recuperarem rapidamente de lesões. Foto: iStock, Getty Images

 

O bom condicionamento do esportista pode não ser suficiente para evitar uma lesão e esse tipo de fisioterapia entra como um recurso, quase que vital, para a recuperação do atleta. A técnica ainda consegue trabalhar na prevenção de possíveis acidentes ligados à prática esportiva.

Fisioterapia esportiva aliada na saúde do atleta

No próximo dia 19 de fevereiro, é comemorado o dia do esportista, data que também deveria servir para lembrar dos profissionais que trabalham com fisioterapia esportiva.

Afinal, um não vive sem o outro. Lesões são normais na vida de um atleta, e o fisioterapeuta faz parte da sua rotina, mesmo que seja para atuar de forma preventiva com atividades que trabalhem músculos passíveis de lesão ou que têm histórico de problemas.

Tempo vale ouro para a fisioterapia esportiva

É esperado da fisioterapia esportiva que ela recupere o atleta no menor tempo possível. Para que isso aconteça, é preciso que o fisioterapeuta tenha um plano traçado considerando as peculiaridades tanto do atleta quanto da modalidade esportiva.

O profissional e o esportista devem estar empenhados para que os resultados sejam obtidos num curto espaço de tempo. Isso visando que o atleta volte em sua melhor forma física à prática do seu esporte favorito.

As técnicas dessa vertente da fisioterapia se preocupam com o bom funcionamento de todas as funções do corpo, das articulações, dos músculos e dos ossos. Tudo deve estar em perfeita harmonia para que o atleta possa alcançar o máximo do seu potencial antes ou depois de uma lesão.

Quando esse tipo de fisioterapia é indicado

 

A fisioterapia esportiva consiste num programa de atividade que visa a recuperação e fortalecimento do sistema músculo-esquelético, não só do atleta, mas de todas as pessoas que querem praticar exercícios físicos.

As técnicas podem ser aplicadas em todas as idades, antes ou após alguma lesão.  Esse tipo de fisioterapia é indicado nas disfunções traumato-ortopédicas e reumatológicas.

O fisioterapeuta pode atuar em pós-operatório, lombalgias, lesões musculares e ligamentares, de cartilagem, hérnias, fraturas, tendinopatias, instabilidades articulares, processos degenerativos (artrose), entre outros.

Técnicas usadas nesse tipo de fisioterapia

As técnicas usadas nessa fisioterapia vão levar em consideração o tipo de lesão do atleta e qual a intensidade da dor sentida. A seguir, veja 9 procedimentos usados pelos fisioterapeutas.

 

1. Eletrotermofoterapia

Trata-se da estimulação cicatricial e controle da inflamação da lesão.

2. Mecanoterapia

Atua no fortalecimento resistido progressivo.

3. Cinesioterapia

Age no fortalecimento, usando, para isso, a resistência elástica, alongamentos e exercícios posturais.

4. Terapia manual

Atua nos desarranjos articulares. É uma técnica da fisioterapia esportiva usada para ganhar amplitude e diminuir a dor.

5. Treino funcional

Usado para ajudar na reabilitação final.

6. Exercícios proprioceptivos

Melhoram a resposta sensório-motora do atleta.

 

 

7. Massoterapia

Usada para tratar contraturas e espasmos musculares.

8. Estabilização segmentar (core training e pilates)

Prevê o fortalecimento da região pélvica, abdominal e paravertebral do atleta.

9. Bandagem funcional

Essa técnica atua limitando os movimentos do atleta e preservando a área lesionada.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!